Workshop gratuito discute relações entre moda e imagem

As aulas vão 20 de abril a 6 de julho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo 

Do R7

Brunno, Eduadro e Gal Oppipdo: só feras em workshop gratuito Divulgação

Quais os tipos de padrões vigentes de beleza em cada período histórico? Como homens e mulheres se adornavam, se maquiavam e se perfumavam em suas práticas religiosas, cotidianas, sociais e políticas? O que significa pensar o belo e a beleza a partir de questões políticas, econômicas, sociais, religiosas e filosóficas? Como a História da Moda se apropriou do corpo e quais os possíveis diálogos entre moda, imagem e corpo na cultura ocidental?

Para responder a essas e outras tantas questões que surgem quando se discutem as relações entre moda e imagem, o pesquisador em Filosofia pela Unifesp Brunno Almeida Maia, se uniu ao fotógrafo Gal Oppido e ao chapeleiro Eduardo Laurino, para promover o workshop “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”. Segundo Maia, o projeto inaugura uma nova fase da pesquisa sobre “A Literatura e a Moda”, mas desta vez o foco será a linguagem não verbal, portanto, a questão das imagens, sobretudo a fotografia, na moda.

No curso, o fotógrafo paulistano Gal Oppido, conhecido por exposições como “Antífona”, no Museu Afro Brasil, e “São Paulo Mon Amour”, na Maison de Mettalos, em Paris, e por ter sido um dos principais nomes das páginas da revista Vogue Brasil na década de 90, é o docente responsável pela disciplina “Linguagem Visual”, na qual, em conjunto com o chapeleiro Eduardo Laurino, docente da disciplina “Laboratório de Criação”, desenvolverá o olhar prático para a relação entre moda e imagem. A partir do arcabouço teórico e conceitual de “História do Pensamento e Filosofia de Moda”, matéria ministrada por Almeida Maia, os participantes produzirão, orientados por Laurino e Oppido, ensaios visuais inspirados nos textos e nas discussões das aulas do trio.

O objetivo é que o estudante exercite o olhar por meio da ampliação do repertório de pesquisa, a partir das discussões teóricas para criar ensaios visuais, inspirados nos eixos temáticos, nos textos, escritores, pensadores e nas discussões surgidas ao longo
do processo de investigação e de pesquisa.

A atividade, que ocorrerá entre 20 de abril e 6 de julho, sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, possui apenas 20 vagas e é aberta a estudantes, pesquisadores, profissionais das áreas e interessados pelos assuntos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente, pelo site das Oficinas Culturais
 

  • Espalhe por aí:

Comentários

Atenção! Os comentários do Portal R7 são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.
Publicidade
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!