Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alok lança música com Ellie Goulding, planeja clipe no Brasil e conta: 'Ela é muito perfeccionista'

'All by Myself', parceria do brasileiro com a britânica e o DJ Sigala, foi lançada nesta sexta-feira (7)

Música|Pedro Garcia, do R7

Alok lança música em parceria com Ellie Goulding
Alok lança música em parceria com Ellie Goulding Alok lança música em parceria com Ellie Goulding

Uma proposta da gravadora de Ellie Goulding e uma música do Depeche Mode: foi assim que nasceu All by Myself, single de Alok em parceria com a cantora e o DJ Sigala lançado nesta sexta-feira (7). O brasileiro já trabalhou com grandes artistas nacionais e internacionais, de John Legend a Juliette, e conta que a artista britânica é a mais perfeccionista de todos os nomes com quem já gravou.

"Era uma parte de menos de três segundos da voz dela na música. Ela é muito perfeccionista, a ponto de travar o lançamento da música para que ficasse redondo. Sendo bem sincero, notei diferença, mas não tanto. Foi a primeira vez que passei por um ponto de ser tão perfeccionista assim", conta durante entrevista coletiva.

Apesar de descrever a cantora como perfeccionista, Alok diz que o trabalho com ela não foi difícil. Ele conta que a cantora já colaborou com outros grandes DJs antes, como Calvin Harris e Diplo, e estava interessada em um single de música eletrônica. O brasileiro também fala que a britânica aceitou a proposta dele de usar um sample da música Enjoy the Silence, da banda Depeche Mode. 

Um sample é quando um artista reutiliza parte de outra música em uma nova gravação. Para isso, é necessário que os responsáveis pela música original autorizem a reprodução. Alok conta que a negociação com o Depeche Mode foi bem mais fácil do que ele esperava.

Publicidade

O DJ diz que, quando estava produzindo a música para Ellie Goulding, percebeu que o single estava ficando muito parecido com o hit da banda. Como não estava conseguindo fazer nada que superasse a canção do Depeche Mode, decidiu pedir a autorização para utilizar o sample de Enjoy the Silence.

"Foi muito simples. Enviando para eles, eles curtiram a versão, e eu até queria usar um pouco mais do verso deles, mas a galera da Ellie Goulding não quis ir por esse caminho", detalha.

Publicidade

Sobre o Depeche Mode, Alok fala que a banda tem uma assinatura singular e é fã de algumas músicas deles, mas precisou brigar com a gravadora para poder utilizar o sample. "Tive uma grande discussão porque fui eu contra todos, mas bati o pé. Na hora que vem o drop, vem a melodia, e eles queriam que viesse um vocal junto para ficar mais pop. Só que estaria perdendo o que tem de mais importante, que é aquele momento que a melodia te toca e faz você ficar feliz. O vocal já tem a música inteira. Consegui ser bem fiel à melodia do Depeche Mode, e acho que essa mudança faria toda a diferença no resultado da música."

O lançamento da música veio acompanhado de um vídeo com a letra. Entretanto, Alok e Ellie Goulding planejam lançar um clipe para o single, que pode ser gravado no Brasil. "A gente está marcando de gravar o clipe no Brasil. Estava na Assembleia Geral da ONU e ela também estava nos Estados Unidos gravando um programa de televisão. A gente se encontrou e trocou essa ideia", revela.

Publicidade

All by Myself é uma colaboração entre Alok, Ellie Goulding e Sigala. O DJ brasileiro afirma que uma das maiores dificuldades do projeto é manter a identidade de cada um dos três artistas que assinam o single. Ele diz que esse conflito é comum, mas que está feliz com o resultado. "Nessa música com a Ellie Goulding, de cara vão perceber o swing dela, a batida dela, e o arranjo está muito similar às minhas outras músicas que fizeram sucesso", diz.

Sobre a própria identidade musical, Alok afirma que passou por diversas mudanças desde que começou na carreira musical. Ele conta que já mudou muito de estilo dentro da própria música eletrônica e que, no começo, por exemplo, "achava muito cafona DJ que subia no colo e falava no microfone", algo que faz hoje em dia. "Quando me libertei desses julgamento, me libertei dessa prisão. Foi um momento muito importante. Foi libertador para a minha criatividade", reflete.

Hoje, Alok se define como "espírito livre" e não se diz preso a nenhum estilo de música eletrônica específico. Ele também conta que se adapta aos diferentes públicos e ocasiões, pois no exterior costuma se apresentar principalmente para fãs de eletrônico, e aqui frequenta mais eventos pop, com um público abrangente, e que ouve artistas de diversas vertentes na mesma noite. Por isso, muda o repertório de acordo com o local onde toca.

Na verdade, o DJ diz que é um desafio para ele conquistar o público brasileiro. Como boa parte das músicas que produz é em inglês, a maioria dos ouvintes dele é internacional. Alok conta que apenas 15% das pessoas que o ouvem são brasileiras, mas mesmo assim ele considera importante marcar o espaço dele no mercado fonográfico nacional. Para fazer isso, recorre a parcerias com artistas locais.

"Minha prioridade é internacional, mas sempre tento me desafiar, pensar o que posso fazer para manter também uma base sólida no Brasil. Preciso pensar como me reinvento aqui", conclui Alok

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.