R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Música/Notícias

Icone de Música Música

publicado em 27/09/2010 às 11h24:

CD traz canções de Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho

Dupla carioca compôs grandes sucessos do samba como Sonho Meu e Alguém me Avisou

Agência Estado

Publicidade

Em março de 2008, um show no Teatro Municipal de Niterói festejou antecipadamente os 35 anos de casamento entre as melodias de Dona Ivone Lara e as letras de Delcio Carvalho.

Feitos um para o outro, autores de clássicos gravados por gerações de artistas - Sonho Meu, Acreditar, Alguém Me Avisou, Candeeiro de Vovó -, eles continuam compondo juntos. Ela, aos 89 anos; ele, aos 71.

Prova disso são as cinco inéditas que estão no CD comemorativo Bodas de Coral no Samba Brasileiro. O lançamento é da Natura, que patrocinou uma tiragem de três mil CDs. Não haverá venda em loja.

Quem for ao show no Rio, no Teatro Carlos Gomes, amanhã, e pagar o ingresso inteiro (R$ 10), ganha um. Em São Paulo, no Teatro Popular do Sesi, no dia 17 de novembro, será assim também, sendo que o ingresso serão dois quilos de alimento não-perecível.

O modo de compor é praticamente o mesmo há 35 anos: em geral, Dona Ivone faz a melodia (antes, no cavaquinho; hoje, na base do laraiá mesmo) e pede a letra a Delcio, que vai até sua casa para lá pensarem juntos. Tudo sai sem dificuldade, eles contam.

- Ela é a maior das melodistas, conhece a fundo o que faz. Quase sempre a melodia já traduz a letra.

Delcio Carvalho deu tal declaração enquanto fazia um chamego em Dona Ivone, na tarde do dia 20, durante audição do CD, na sede do Cordão da Bola Preta.

- Pena que ela parou de me ligar!

Dona Ivone o desmentiu de bate-pronto.

- Não parei, é brincadeira dele. Tenho ele como maior letrista do Brasil. Já me chamaram de egoísta porque me pedem música e eu não dou. Não dou porque quero que Delcio faça as letras, e não que alguém dê pra outro fazer. E também porque gosto de cantar o que eu faço.

Junto a alguns de seus sambas mais cantados, gravados por Clara Nunes, Maria Bethânia, Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso e Gilberto Gil, estão no CD parcerias pouco conhecidas, como Amor Sem Esperança, Sonho e Saudade, Cigana e Nos Combates Dessa Vida.

Ainda Baila no Ar, uma das inéditas, tem o dedo de um dos netos de Dona Ivone, André Lara. O rapaz comenta a parceria com a vovó famosa.

- Comecei a primeira parte da melodia, mostrei para ela, e depois o Delcio fez a letra. É uma escola para mim.

Também inéditas são Nem É Preciso Falar, O Tempo Passou e Sol de Verão, que Delcio apresentou ao público pela primeira vez no show de Niterói.

Ainda Baila no Ar foi gravada em estúdio por Dudu Nobre e Wilson Das Neves; A Festa foi dividida por Mart'nália e Alcione, também em estúdio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Veja Relacionados:  dona ivone lara,delcio carvalho
dona ivone lara  delcio carvalho 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping