Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que rola tanta disputa por música no sertanejo universitário?

A concorrência por exclusividade de músicas gera atritos entre artistas e escritórios de gerenciamento de carreiras

Música|Helder Maldonado, do R7

Cristiano Araujo, Naiara e Teló: briga por exclusividade
Cristiano Araujo, Naiara e Teló: briga por exclusividade Cristiano Araujo, Naiara e Teló: briga por exclusividade

No sertanejo atual, quase nenhum artista é cantor e compositor ao mesmo tempo. Dessa maneira, a busca pelo próximo hit cria um leilão insano no mercado atrás de faixas com grande potencial.

Mas não basta pagar bastante para gravar o que pode vir a ser o próximo sucesso nacional. É preciso criar um contrato de exclusividade para que nenhum concorrente lance a mesma música no mesmo período.

E é quando essa cláusula é desrespeitada que os desentendimentos entre artistas e escritórios de gerenciamentos acontecem.

O caso mais recente envolve uma intriga entre Naiara Azevedo e João Bosco e Vinícius.

Publicidade

A dupla acaba de lançar a mais nova música de trabalho, Onde Não Tinha Espaço. Registrada anteriormente em um CD e um DVD, a faixa era tocada com frequência nos shows dos músicos.

Mas agora, quando eles resolveram trabalhar a canção nas rádios, os dois contaram com uma infeliz coincidência: Naiara Azevedo resolveu gravar também, muito embora admita que não vai lançar como single.

Publicidade
João Bosco e Vinícius acusam Naiara de quebra de exclusividade
João Bosco e Vinícius acusam Naiara de quebra de exclusividade João Bosco e Vinícius acusam Naiara de quebra de exclusividade

A atitude gerou um bate boca generalizado nas redes sociais, com direito a troca de acusações. João Bosco e Vinícius garantem que a exclusividade de gravação da música, com duração de 1 ano, foi obtida por eles no dia 23 de julho de 2019.

Já Naiara diz que também era detentora da liberação da mesma música. No Twitter, ela diz que ficou chateada com as acusações por ser fã dos dois. Sem ceder, João Bosco e Vinícius rebateram: "O respeito é recíproco, porém surpresa maior foi a nossa, ao lançar uma música ontem com exclusividade de um ano paga, e sermos colocados nessa situação constrangedora".

Publicidade

Essa, no entanto, não foi a primeira nem será a última vez que isso acontece.

A própria Naiara foi acusada de gravar música de um grupo de pagode enquanto eles ainda estavam trabalhando a faixa nas rádios. Manda Áudio, da banda Di Propósito, foi inserida no repertório da sertaneja sem o conhecimento dos músicos.

"Por quê não fomos convidados? Não tínhamos noção de onde nosso som está chegando e que está agradando tanto as pessoas. Inclusive, regravando com o mesmo arranjo, né? Teria mais a ver se tivesse nos convidado, né, Naiara?", postou o grupo na época.

Cristiano Araujo, por outro lado, esteve envolvido nesse tipo de polêmica por pelo menos duas vezes. O cantor tinha o interesse de gravar Lepo Lepo. Ele chegou a registrar uma versão em estúdio e a cantá-la em shows antes do Psirico.

Marcio Victor fez campanha por Lepo Lepo
Marcio Victor fez campanha por Lepo Lepo Marcio Victor fez campanha por Lepo Lepo

Mas o grupo de pagode baiano atingiu o sucesso com o som antes e fez uma campanha entre famosos para que Cristiano abrisse mão da música. Nesse caso, nem a exclusividade foi paga, já que Cristiano desistiu de lançá-la oficialmente.

Bara Berê, que bombou tanto com Cristiano como com Michel Teló, também entrou no repertório do ex-Fazenda Leo Rodriguez. Ele chegou a dizer que foi prejudicado com a situação, já que a música ficou mais famosa nas vozes dos outros cantores, virando até trilha de Salve Jorge com Cris.

Mas, no fim, por ser o menos famoso dos três, também foi o que atingiu menos sucesso com a música.

O mesmo caso aconteceu com os sul-matogrossenses Max Moura e Cristiano. Os dois gravaram primeiro Do Jeito Que Tu Faz é Carinhoso, no fim de 2012. Dois meses depois, Jads e Jadson, com estrutura bem maior, lançaram a mesma música e fizeram sucesso pelo país todo. À época, os fãs da dupla menor acusaram Jads e Jadson de prejudicar um artista menor.

E a história se repete com Thiago Brava, que lançou Dá Preferência Pra mim, com a participação de Gusttavo Lima, logo depois que a dupla jataiense João Fernando e Gabriel, em parceria com Hugo e Guilherme, estava fazendo enorme sucesso nas rádios e no YouTube, chegando a mais de 1 milhão de acessos com a faixa em 2019.

Jads e Jadson gravaram mesma música que dupla menor
Jads e Jadson gravaram mesma música que dupla menor Jads e Jadson gravaram mesma música que dupla menor

Os leilões geram esse tipo de problema no mundo sertanejo. Para evitar entrar nesses imbróglios, certos autores têm um acordo informal para apresentar para determinado artista antes de enviar a música para todo mundo que tenha interesse. Isso tem diminuído as confusões sobre exclusividade.

Mas sempre pode haver algum desencontro nas negociações, principalmente quando se trata de compositor novato e sem conhecimento do funcionamento do mercado e duplas com menor visibilidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.