Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salgadinho dá aulas online de cavaquinho na pandemia

Cantor criou projeto para dividir dicas e ensinar técnicas para iniciantes e experientes do instrumento; ele também lançou música nesta sexta (11)

Música|Camila Juliotti, do R7

O cantor Paulo Salgado, mais conhecido como Salgadinho, trocou os palcos pelas salas de aula. O músico aproveitou o período de quarentena, pela pandemia de covid-19, para lançar a "Academia do Cavaquinho", projeto no qual ele é mentor e professor de cavaquinho. A paixão pelo instrumento e a experiência inspiraram Salgadinho a abrir as inscrições para as aulas online.

"Eu fui o primeiro a fazer uma videoaula de cavaquinho no mundo, em 1993. Antes de eu fazer sucesso, já dava aula de cavaquinho, aprendi sozinho, porque era muito difícil e os métodos muito caros, então, você não tinha uma forma prática de aprender. Tinha para violão, teclado, baixo, mas não para cavaquinho. Foi quando eu lancei a ideia de desmistificar esse acesso", relembra o músico.

"Durante a pandemia, com excesso de ociosidade, por mais que tenha coisa para fazer em casa, o pessoal me cobrava tanto por eu não ter dado mais aulas, que decidi criar a comunidade. São todas as coisas que criei e conquistei durante a minha trajetória em função do cavaquinho, um instrumento quase 100% brasileiro, que queria dividir", completa.

Músico foi o 1º a criar videoaula de cavaquinho em 93
Músico foi o 1º a criar videoaula de cavaquinho em 93 Músico foi o 1º a criar videoaula de cavaquinho em 93

Salgadinho formou um grupo no telegram com os inscritos, onde divide informações, ensina técnicas, compartilhar dicas e vídeos. Além disso, o cantor tem um podcast, Cavaquinho em Cena, que é gravado semanalmente com convidados especiais da música para falar sobre a influência do cavaquinho na trajetória e história de vida deles.

Publicidade

Vale reforçar que o curso é válido tanto para iniciantes, quanto para quem já tem contato com cavaquinho e quer se aprimorar.

"A gente traz várias questões que a galera quer saber e desmistifica muitas coisas. Às vezes, a pessoa não quer tocar profissionalmente, só quer tocar no churrasco e tirar uma onda com os amigos, então a gente ensina o ‘BABA’. E, quem está no nível intermediário também vai poder ter acesso a coisa mais avançadas, escala, batida, arpejo, digitação.... E evoluir", explica Salgadinho.

Publicidade

Músicas na quarentena

Salgadinho tem aproveitado bastante o isolamento social para trabalhar. Neste período, ele já lançou Encontro, parceria com Alexandre Pires, e acaba de divulgar a inédita Chutando o Balde, que foi gravada antes da pandemia, porém, lançada na sexta-feira (11).

Publicidade

"De 2016 para cá, venho lançando muita coisa. Nesse ano mesmo, já lancei o Salgadinho Experience, pelos meus 50 anos de idade, um super show. E tem sido muito gratificante, porque não conhecia esse universo do digital, é tudo muito novo para a humanidade, mas divulgar essa música [Chutando o Balde] através da ferramenta digital, eu não tinha expertise, mas estou craque nisso (risos)", afirma o cantor.

Ele vai lançar EP de inéditas até o fim do ano
Ele vai lançar EP de inéditas até o fim do ano Ele vai lançar EP de inéditas até o fim do ano

Sobre a nova música de trabalho, ele explica que achou que o momento era o ideal para o lançamento.

"Nessa pandemia, muita gente está sem paciência e quer chutar o balde, já que o título da música sugere isso, pensei: 'Vamos lançar agora'. É um samba super bonito e desta vez venho cantando sozinho."

O cantor também adianta que até o fim do ano, vai lançar um EP de inéditas.

Assista ao clipe de Chutando o Balde

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.