Música Autor relança série medieval Angus e compõe trilha sonora para novos livros

Autor relança série medieval Angus e compõe trilha sonora para novos livros

Orlando Paes Filho retoma personagem que foi um grande sucesso no início dos anos 2000

Autor relança série medieval Angus e compõe trilha sonora para novos livros

Série Angus agora é uma trilogia com trilha sonora

Série Angus agora é uma trilogia com trilha sonora

Orlando Paes Filho

Um sucesso editorial do início dos anos 2000 está voltando repaginado às prateleiras das livrarias de todo país. As aventuras do guerreiro Angus MacLachlan, febre entre os jovens leitores fãs de história medieval, serão relançadas em uma trilogia, pelo Grupo Editorial Novo Conceito.

A saga de Angus, repleta de batalhas e detalhes históricos, foi criada pelo escritor brasileiro Orlando Paes Filho  em 1976 e chegou a mais de 30 países, como livro ou jogo de tabuleiro.  

Além do livro Angus - O Primeiro Guerreiro, que será lançado hoje, em uma taverna estilo medieval de São Paulo, Orlando também compôs uma trilha sonora para os livros. A primeira parte da trilha, com cinco faixas, já está disponível para audição no site do livro clique aquiSão dele também as ilustrações da série. 

Em 1981, quando tinha 19 anos, Orlando registrou o roteiro com a história do personagem. A estreia em livro aconteceu, porém, apenas em 2003 e foi um sucesso gigantesco com mais 170 mil exemplares vendidos. Confira a entrevista com o escritor Orlando Paes Filho, autor da série Angus.

R7: Com quantos anos você criou o personagem da série? Qual a sua profissão naquela época?

Orlando Paes Filho: Eu tinha 14 anos, era estudante e vendedor de tecidos.

R7: Quando o personagem foi lançado originalmente, o interesse pela idade média não era tão grande. Você acredita que a sua obra deu início a uma onda positiva de interesse sobre esses temas?

Orlando Paes Filho: Acredito que não apenas a minha obra, mas uma porção de outras obras, tais como: Coração Valente, Rei Arthur na versão Excalibur de 1981, os clássicos como Ivanhoé e eu diria até obras musicais, como as de Rick Wakeman, Emerson, Lake & Palmer, Genesis e os filmes clássicos de terror que possuíam uma alma nobre, ou seja, obras com pedigree, não de cultura rasa, da cultura do deboche, tão difundida a partir da década de 70, mas cultura que remonta a períodos históricos e épocas gloriosas da humanidade.

R7: Quais as novidades da nova série em relação a versão que começou em 2003?

Orlando Paes Filho: A novidade é que, ao invés de 7 volumes, Angus agora será uma trilogia. Outra novidade são as trilhas sonoras por mim compostas, que deixarei disponíveis gratuitamente no site oficial da obra. E a última novidade são as pinturas à óleo, uma quantidade grande de pinturas que fiz no meu período de reclusão para a reconstrução da obra.

Orlando criou o personagem com 14 anos

Orlando criou o personagem com 14 anos

Divulgação/ Editora Novo Conceito

R7: Você já pensou em escrever o roteiro da saga para cinema ou série de TV?

Orlando Paes Filho: O primeiro registro que fiz da obra Angus em 1981, foi no formato roteiro cinematográfico e registrei-a na Embrafilme. Existiu o interesse sincero de dois estúdios de Hollywood, mas eu acredito que a obra não estava suficientemente desenvolvida para um negócio desse porte.

R7: Você continuou estudando história medieval depois que começou a escrever os livros?

Orlando Paes Filho: Sim. Estudo as fontes primárias na Biblioteca do Mosteiro de São Bento. Tenho uma Biblioteca particular de 3 mil livros sobre Idade Média. São 40 anos de estudo.

R7: Quais os filmes e livros que você mais gostou e que te inspiraram na criação da série?

Orlando Paes Filho: Como esbocei e escrevi a obra aos 14 anos de idade, no ano de 1976, minhas referências eram os clássicos de Rei Arthur, os filmes de terror da Hammer, os contos de ficção de Bradburry e Allan Poe e o velho e bom rock and roll, que para mim tem total ligação com a Era Medieval, é uma música agressiva, direta, sem firula.

R7: Quantos livros foram vendidos nos anos 2000? Quais as suas expectativas agora?

Orlando Paes Filho: Foram vendidos a partir de 2003, cerca de 170 mil livros da obra Angus no Brasil. Tenho expectativas positivas em relação ao lançamento da obra. O tema Idade Medieval está em alta no momento então acredito que terá uma boa aceitação do público.

R7: Você pretende retomar a história e avançar mais na série com livros inéditos no futuro?

Orlando Paes Filho: Sim. Inclusive o segundo livro da trilogia, Angus – O Guerreiro de Deus, está previsto para ser lançando ainda este ano pelo Grupo Editorial Novo Conceito. O terceiro, e último livro da trilogia, deve ser lançado o mais breve possível.

Serviço:
Lançamento do livro Angus – O primeiro guerreiro
Local: Taverna Medieval
Data: Hoje, 21/3
Horário:  20h
Endereço: Rua Gandavo, 456 - Vila Clementino, São Paulo

    Access log