Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos títulos de programas e jornais, é bom parar de inventar moda

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

César Tralli no estúdio do 'Jornal Hoje', da TV Globo-SP
César Tralli no estúdio do 'Jornal Hoje', da TV Globo-SP César Tralli no estúdio do 'Jornal Hoje', da TV Globo-SP

A coisa mais difícil que tem, pode perguntar a qualquer publicitário, é estabelecer uma marca na cabeça do público. Entre pesquisas e levantamentos diversos, sempre é um enorme desafio.

Daí não se entender o porquê de essa insistência de alguns setores da Globo em querer adotar uma denominação modernosa para os seus noticiários.

Aí o “Hoje” em querer virar “JH”, “Jornal Nacional” — “JN”, “Jornal da Globo — “JG”, e, no caso de São Paulo, só como exemplo, mas que se estende às outras praças, “SPTV” em “SP”, 1 ou 2, dependendo do horário.

Algo, aliás, que o próprio telespectador demonstra não querer assimilar. As pessoas continuam falando “Hoje”, “Jornal Nacional”, “Jornal da Globo”, “SPTV” e assim por diante, como aprenderam e aceitaram há muito tempo.

Publicidade

E também por não se tratar de uma teimosia que atinge ou contamina a todos. William Bonner, no fim do “Jornal Nacional”, continua anunciando o “Jornal da Globo”, como sempre fez. Nunca disse “JG”.

Então, duas observações: 1ª) falta de uniformidade e 2ª) a certeza de que essa história de chamar os noticiários como o povo da redação chama não cola.

Publicidade

E é aí que fica difícil entender: se a Globo teve o mérito de consolidar essas marcas, por que querem mudar? TV é hábito também nisso.

Patricia Pillar dirige o novo trabalho de Zé Renato
Patricia Pillar dirige o novo trabalho de Zé Renato Patricia Pillar dirige o novo trabalho de Zé Renato

Nota musical

Publicidade

“Quando a Noite Vem”, título do novo álbum do músico Zé Renato, chega às plataformas de streaming nesta sexta-feira.

Patricia Pillar é quem assina a direção artística.

Se ajeitando

A Endemol, para atender às suas necessidades, voltou a ocupar as instalações da Rede TV!. Já existem trabalhos programados para lá.

Diante disso, vários camarins, que vinham sendo ocupados pelas produções da casa, foram liberados para uso da empresa locatária.

Vale lembrar

Como aqui a notícia já foi veiculada em outras ocasiões, a Endemol está construindo um moderno complexo de estúdios em Guarulhos.

A previsão para a conclusão das obras é no fim deste ano.

E hoje tem

Excepcionalmente nesta quinta, às 18h, vai ao ar uma edição especial do “Programa de Todos os Programas”, totalmente dedicada ao novo reality show da Record, “A Grande Conquista”.

Como convidados, pessoas diretamente ligadas à sua realização para explicar o funcionamento de tudo e tirar possíveis dúvidas.

Série B  Enrosco (1)

Nesta quinta-feira, pode sair ou não a decisão sobre as transmissões da Série B.

O assunto ainda está em discussão.

Série B  Enrosco (2)

Sobre a Série B, o que se sabe é que a empresa Brax, que não participou da licitação, mas entrou em acordo com algumas TVs, levou uma proposta diretamente à CBF. Que foi superior a todas apresentadas no processo de licitação.

Série B - Enrosco (3)

Esse fato, claro, provocou transtornos no processo. Difícil saber como será a conclusão.

Pode até acontecer de sair uma solução hoje em uma reunião com os clubes.

Novo livro

Além de ator, Antonio Calloni também é escritor e poeta, com vários trabalhos publicados. E dos bons.

Depois de “Além da Ilusão”, na Globo, ele já está envolvido com um novo livro de poemas, chamado “O Menino Depois”. Ainda não existe uma data para a conclusão da obra.

Programa novo

Thiago Asmar, o Pilhado, vai estrear o “Tá na Roda”, já neste próximo domingo, das 14h às 18h, na TV Jovem Pan.

Em um dos quadros, “Perde Peso”, ele vai mostrar o que passou quando resolveu emagrecer nas mãos da equipe de José Aldo e dele próprio, além de convidados, entrevistas e reportagens especiais.

Demissões

Sobre a Jovem Pan ainda, depois de Claudia Barthel e Kallyna Sabino, Camila Abdelmalack, comentarista de economia, também foi desligada.

A informação interna é que não vai parar por aí.

Homenagem da Jovem Pan com a demitida Kallina
Homenagem da Jovem Pan com a demitida Kallina Homenagem da Jovem Pan com a demitida Kallina

Pior foi isso

O RH da Pan, ontem, distribuiu email para desejar um feliz “Dia das Mulheres”, isso no dia seguinte à demissão de três jornalistas.

O mais lamentável, no entanto, é que no cartaz tinha uma foto de Kallyna Sabino, dispensada na véspera.

Opa! Opa! Opa!

Os 15 minutos iniciais do filme "Mulheres ao Poder", ontem, na “Sessão da Tarde” da Globo, foram exibidos em inglês, sem dublagem nem legenda.

O erro foi constatado só depois, com a correção em “pleno voo”, sem nenhum aviso. Numa dessas, alguém bobeou feio, ou pode ser também a tentativa de ensinar outra língua.

Escalada

Tatiana Tiburcio acertou com a Globo para integrar o elenco de “Terra e Paixão”, a substituta de “Travessia”.

Jussara é a personagem, mãe da professora Aline, papel de Bárbara Reis.

Pedra em cima

A perspectiva é zero de a CNN Brasil fechar qualquer acordo operacional com a Rede TV!. Vez por outra surge esse papo.

O que existe, aí, sim, é o desejo de negociar com algumas TVs independentes para a extensão de rede.

Luiz Fara Monteiro apresenta o "Repórter Record Investigação"
Luiz Fara Monteiro apresenta o "Repórter Record Investigação" Luiz Fara Monteiro apresenta o "Repórter Record Investigação"

Repórter Record

O “Repórter Record Investigação” desta quinta-feira, às 22h45, acompanha o dia a dia das mães de jovens que se envolveram com o crime e foram apreendidos e levados para centros para menores infratores.

“Amor sem Limite”, trabalho dos repórteres Rogério Guimarães, Mariane Salerno e Wellington Farias, mostra as inúmeras dificuldades que essas mulheres passaram para ajudar os seus filhos. Apresentação de Luiz Fara Monteiro.

Calma lá

Mudança de governo, normal a chegada de novas pessoas para assumir a direção da TV Brasil.

Aos que chegam, no entanto, vale avisar que a televisão, toda e qualquer, possui características bem específicas. Não é chegar chegando e começar a trocar tudo. Convém ter bom senso e responsabilidade. Verificar o que está funcionando. Mal ou bem, a posição conquistada no Ibope não foi à toa.

Cinema

Filmado na Amazônia, o longa “O Rio do Desejo”, estrelado por Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira, ganhou na terça-feira uma exibição no Teatro Amazonas, em Manaus, de maneira gratuita.

Resultado: uma fila gigantesca e o teatro completamente lotado. Nos cinemas de todo o país, a partir do dia 23.

Acordou

O choque combinado entre a direção da Globo e a produção do “BBB” surtiu o efeito desejado. Com um elenco tão ruim, existiu mesmo a necessidade de tentar salvar alguma coisa na base da criatividade.

E os esforços parece que estão compensando.

Andrezza Cruz, Tatiana Maranhão, Andrea Veiga e Juliana Baroni nos bastidores do "Altas Horas"
Andrezza Cruz, Tatiana Maranhão, Andrea Veiga e Juliana Baroni nos bastidores do "Altas Horas" Andrezza Cruz, Tatiana Maranhão, Andrea Veiga e Juliana Baroni nos bastidores do "Altas Horas"

Turma da Xuxa

Andrezza Cruz, Tatiana Maranhão, Andrea Veiga e Juliana Baroni, que trabalharam como paquitas, marcaram presença nas gravações do especial “Altas Horas”, dedicado aos 60 anos da Xuxa.

No ar neste sábado. 

Bate – Rebate

• Jairo Bouer, médico psiquiatra especialista em sexualidade, é o novo colunista da Rede BandNews FM...

• ... A coluna “Fala aí, com o doutor Jairo Bauer” será veiculada a partir do dia 20, para tirar dúvidas sobre saúde, educação sexual e comportamento.

• Ainda da BandNews, Paloma Tocci prepara para o dia 27 a estreia do “Tocci falando”, coluna diária na faixa do meio-dia.

• Grace Gianoukas, atualmente homenageando Dercy Gonçalves nos palcos de São Paulo, grava nesta quinta o “Faustão na Band”. No ar no dia 16.

• Clicada por J.C. Bergamo, da Vogue italiana, a atriz Claudia Alencar encarna algumas das figuras revolucionárias da humanidade na exposição “A Nova Mulher do Século XXI”...

• ... Neste próximo sábado, no Shopping Barra Point, às 21h, antes da abertura da exposição, ela fará uma apresentação desse trabalho.

• Aos 14 anos, Gabriel Palhares já tem nove trabalhos na Globo, entre novelas e programas...

• ... Após “Amor de Mãe”, ele começou a gravar a série “Betinho”, estrelada por Julio Andrade e ainda sem data de estreia na Globoplay...

• ... Fará Henriquinho, filho do segundo casamento do protagonista.

• Marina Ruy Barbosa oficializou ontem sua presença em “Fuzuê”, próxima novela das 7, para viver a vilã-protagonista da trama: Preciosa. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.