Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Luis Gustavo chorou e fez de tudo para evitar fim do 'Sai de Baixo'!

Apaixonado pela sitcom, veterano até contrariou ordens médicas para poder gravar especial e filme da série

Keila Jimenez|Do R7 e Keila Jimenez

Elenco original do Sai de Baixo
Elenco original do Sai de Baixo Elenco original do Sai de Baixo

Luis Gustavo partiu justamente no ar que seu maior amor da TV, o programa 'Sai de Baixo' completa 25 anos de sua estreia. Sim, o ator, que viveu o eterno Vavá no humorístico da Globo, não escondia de ninguém o orgulho e a paixão que tinha pelo programa. Chorou copiosamente na gravação do último episódio, 2002. 

Lutou como pode para conter as brigas, as confusões, os ataques de estrelismo, vaidade, e as fofocas que acabaram com a atração. E assim foi do primeiro ao último episódio do qual participou. 

Fenômeno de audiência, o 'Sai de Baixo' tinha a mistura maravilhosa de teatro e TV (que encantava Luis Gustavo), um elenco brilhante, roteiristas de ponta e direção afiada de feras como Dennis Carvalho, José Wilker e Daniel Filho. Um caldeirão de talentos que estava mais para vulcão em ebulição nos bastidores.

O time inicial contava com Luis Gustavo e Aracy Balabanian, Miguel Falabella, Cláudia Jimenez, Marisa Orth e Tom Cavalcante. E coube justamente aos veteranos do time, Luis e Aracy, conter as confusões do time mais jovem, enlouquecidos com o sucesso. Começou com Cláudia Jimenez que causou, brigou, reclamou, fez e aconteceu até que foi tirada da sitcom.

Publicidade

Estrelismo

E não foi por falta de conselhos de 'Tatá', como Luis Gustavo era chamado pelos colegas. Mais de uma vez ele se sentou para acalmar e conversar com as estrelas promissoras e vaidosas da produção. 

Publicidade

Eram atrasos para gravar, reclamações, trocas de farpas na imprensa, suspensões... Mesmo a saída da intérprete de Edileuza não foi capaz de conter os rompantes de Miguel Falabella e Tom Cavalcante. Insatisfeito com os roteiros, Tom fez que fez até que deixou o 'Sai de Baixo' em 1999. Luis Gustavo dizia nos bastidores que era impossível aceitar que algo tão genial seria destruído por quem tornava aquilo tudo genial, o elenco.

Ficou arrasado com a saída de Tom. O eterno porteiro 'Ribamar' praticamente abandou o programa no meio de uma gravação, após muita confusão. Luis Gustavo sabia que aquele desgaste nos bastidores era o caminho do fim. E assim foi.

Publicidade

O anúncio de que o humorístico terminaria veio em dezembro de 2001, com direito a episódio de despedida, em março de 2002. Um dos que não queria que o programa acabasse era Luis Gustavo. O "Sai de Baixo" saiu do ar aos domingos para dar lugar ao 'Big Brother Brasil', que estreou ali sua primeira temporada.

Depois de onze anos fora do ar, o "Sai de Baixo" ganhou especial com quatro novos episódios realizados pelo Viva. As edições especiais foram rodadas na mesma casa onde o programa viveu seus seis anos de sucesso, o Teatro Procópio Ferreira em São Paulo. Com graves problemas no joelho, Luis Gustavo fez questão de participar.

A paixão de Luis Gustavo por "Sai de Baixo" era tanta que, em 2018, com 84 anos, ele decidiu contrariar orientações médicas para atuar no filme que homenagearia o programa. O ator enfrentava problemas de saúde e fazia um tratamento contra diverticulite e problemas respiratórios.

Mesmo com a mobilidade reduzida em cena, e muitas dores, o ator dizia que o personagem 'Vavá' merecia uma despedida digna, sem mágoas, sem rancores, longe daquela confusão que empurrou a sitcom para o fim em 2002.

"A gente esquecia a história original, a gente colocava cacos no texto, tínhamos ataques de riso intermináveis, mudávamos tudo, enlouquecíamos o diretor. Era justamente esse improviso, o imprevisível que o tornava especial. Os bastidores das gravações dariam um programa mais engraçado que o original", garantia Luis Gustavo , o Vavá, nas entrevista.

"É por isso que sempre seria grato e apaixonado pelo Sai de Baixo", dizia ele.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.