Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova moda entre famosas para 'dormir bem' preocupa os médicos 

Influenciadoras e celebridades estão colando a boca com fita adesiva na hora de dormir 

Keila Jimenez|Do R7 e Keila Jimenez

Gwyneth Paltrow é uma das famosas que adotaram a prática
Gwyneth Paltrow é uma das famosas que adotaram a prática Gwyneth Paltrow é uma das famosas que adotaram a prática

Uma nova moda vem tomando conta das redes sociais de famosas e influenciadoras internacionais: tapar a boca com fita adesiva na hora de dormir. Isso mesmo. Com essa prática um tanto estranha, celebridades que produzem conteúdo ligado a bem-estar, como Gwyneth Paltrow, prometem uma noite de sono mais tranquila e bem mais relaxante!

Mas especialistas médicos dizem que esta é uma tendência que vem com algumas desvantagens que ameaçam a vida.

A ideia é colar uma fita adesiva dessas antirroncos ou um micropore nos lábios antes de dormir. Assim, você será obrigado a respirar pelo nariz durante a noite, o que aumentaria a qualidade do seu sono. As praticantes garantem que dormem a noite toda assim e que se sentem muito mais descansadas ao acordar. Dizem que o sono fica mais profundo, e elas não acordam no meio da noite.

Blogueira que tapa a boca para dormir
Blogueira que tapa a boca para dormir Blogueira que tapa a boca para dormir

Um dos primeiros vídeos do TikTok que defendem os benefícios da prática, que desde então acumulou milhões de visualizações, foi postado em 2021 pelo técnico de saúde Cory Rodriguez. No vídeo, ele põe um adesivo sobre os lábios — tiras especiais projetadas para roncadores de boca aberta, mas ele observou que “fitas adesivas médicas de papel suave” também funcionam.

Publicidade

“O objetivo é respirar pelo nariz versus pela boca enquanto você dorme”, explicou Rodriguez. Ele então lista todos os supostos benefícios, incluindo melhor higiene bucal, sono melhor, boca seca reduzida e diminuição do ronco.

Perigo 

Publicidade

Mas os médicos estão preocupados com essa nova "moda" para dormir bem disseminada entre famosos nas redes sociais, pois a prática apresenta riscos e não é comprovadamente eficaz.

O nariz realmente umidifica o ar e filtra os detritos antes que eles possam entrar nos pulmões, e aumenta a absorção de oxigênio. Respirar pelo nariz também pode reduzir os sintomas de alergia, diminuir a pressão arterial e ajudar a diminuir a ansiedade.

Publicidade

Por outro lado, respirar pela boca tem sido associado a distúrbios do sono, mau hálito, doenças gengivais e desalinhamento dos dentes. Quando uma pessoa respira pela boca durante o sono, muitas vezes pode indicar algum tipo de restrição ou obstrução nasal. E pôr uma fita adesiva na boca pode causar um problema ainda maior.

Muitas vezes, as pessoas respiram pela boca quando estão tentando inalar mais oxigênio.

Mas, se você estiver respirando pela boca à noite, tapar com fita adesiva não é a solução. Pode agravar um quadro de apneia, que é quando a pessoa para de respirar durante o sono, e levar a consequências gravíssimas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.