Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cooperação, não competição, diz Mario Sergio Cortella

Em "A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano", o filósofo contemporâneo  escreve sobre temas como preconceito e a intolerância para reafirmar a importância da união em tempos de segregação

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

Filosofia na veia
Filosofia na veia Filosofia na veia

O professor e palestrante Mario Sergio Cortella apresenta em “A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano”, publicado pelo selo Littera da editora 3DEA, uma obra que traz uma importante discussão sobre os reais impactos na estrutura da sociedade atual, com a intolerância, polarização, hostilidade e o desprezo como objetos de estudo.

Leitura indispensável na era de excesso de informações, opiniões divididas e pouca aceitação, o filósofo explica conceitos básicos para a construção do coletivo saudável.

Por meio de estudos, o autor aborda os sintomas que estão presentes em nosso cotidiano e que abalam o convívio saudável de uma sociedade.

Pequenas atitudes que se transformam em preconceito, como olhar o outro, mas como estranho, intruso e muitas vezes, como inferior. 

Publicidade

Com total clareza, Cortella também explica as diferenças entre reconhecer e tolerar, conflito e confronto, divergir e anular e o que faz dessas opiniões gatilhos de preconceito e atos de violência.

“Durante muito tempo, nós vivemos em uma sociedade na qual o conflito - na família, na escola, na rua - fez parte do nosso dia a dia. Pouco a pouco, em várias instâncias sociais, inclusive na escola, fomos substituindo a noção de conflito pela quase glorificação do confronto. Nessa hora, sim, nós perdemos a paz. ” (pág. 54)

Publicidade

O filósofo também ressalta que o preconceito abstrai a capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar. Mostra ainda que algumas amarras devem ser desfeitas, como recusar o biocídio e seguir na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade.

A obra foi reformulada para realidade dos tempos atuais e todos os capítulos de “A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano" permeiam questões sobre os contratempos e disparidades do único verso que existe: a vida! E nela, somos todos iguais.

Publicidade

“A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano"

128 páginas

R$ 39,90

Editora Littera, selo da 3DEA

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.