Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diretor queria lançar Os Goonies 2; Ótimo que isso não aconteceu

Será que uma continuação, com Richard Donner, Spielberg e Chris Columbus conseguiria alcançar as expectativas dos fãs?

Odair Braz Jr|Do R7

Sem continuação, o jeito é rever esses carinhas no filme original de 1985
Sem continuação, o jeito é rever esses carinhas no filme original de 1985 Sem continuação, o jeito é rever esses carinhas no filme original de 1985

Nos últimos sete ou oito anos se falou muito sobre uma sequência de Os Goonies, o classicão de aventura infanto-juvenil de 1985, mas a produção de fato nunca foi adiante por vários motivos. Acontece que a continuação chegou a ser pensada e o diretor Richard Donner, realmente, queria tê-la feito.

Chris Columbus, roteirista do filme, foi quem revelou esse desejo de Donner, que morreu no último dia 5 de julho, aos 91 anos. Ele contou a história para a revista Empire, na edição mais recente. A conversa entre os dois aconteceu por telefone, alguns anos atrás: “Ele me ligou e disse: ‘quer saber o que a gente deveria fazer? Deveríamos ir para o meu barco, fumar maconha por três dias e sair de lá com uma ideia para Os Goonies 2’”, disse o roteirista. E continua: “Eu falei para o Dick: ‘bom, primeiro de tudo, eu não fumo maconha, mas se eu for, podemos tomar uns drinques juntos no barco’. Mas isso nunca acontece e eu me arrependo muito, porque eu daria tudo para fazer isso agora”.

Esta declaração de Chris Columbus é legal porque sempre houve muitos rumores sobre a continuação de Os Goonies mas nunca nada de muito concreto. Sempre uns rumores daqui, outros dali. O próprio Donner chegou a dizer, de maneira informal a um repórter do site TMZ, em 2014, que estava trabalhando na sequência e que esperava o retorno do elenco original. Mas nada de oficial realmente teve início. Mesmo após essa fala do diretor, nos anos seguintes continuou o falatório sobre produzir ou não o novo filme. Esboços de roteiros foram feitos, o ator Sean Astin (que interpretou o Mikey no filme) chegou a afirmar que o longa finalmente aconteceria mas, logo depois, já vinha alguém negando tudo.

Aproveite e veja o trailer do clássico:

Publicidade

O próprio Chris Columbus, em 2018, disse que realmente aconteceram conversas sobre Os Goonies 2, mas que ele e Donner nunca conseguiram desenvolver uma história realmente boa. Além disso, disse o roteirista, os atores originais envelheceram e muitos deles seguiram outras carreiras, o que complicava tudo.

Steven Spielberg, produtor do longa, também falou há alguns anos que o filme não seria feito e os motivos corroboram o que Columbus disse. Spielberg: “Chris, Dick, eu e Lauren [Shuler Donner, produtora e viúva de Richard] conversamos muito sobre isso. A cada dois anos a gente tinha uma ideia, mas nunca era boa o suficiente. O problema é a expectativa que as pessoas criaram em cima desse gênero. Acho que não conseguimos encontrar uma ideia melhor do que o filme que fizemos nos anos 80. Então, até que a gente consiga isso, todo mundo vai ter que assistir ao original umas cem vezes”.

Publicidade

A pá de cal no projeto aconteceu quando Richard Donner anunciou, no fim de 2020, que faria Máquina Mortífera 5 (ele comandou os outros quatro). Com idade já avançada, esta continuação era tratada como seu último projeto antes da aposentadoria.

No fim das contas, mesmo havendo a intenção declarada de Donner, pode ter sido bom Os Goonies 2 não ter acontecido. O filme é uma das maiores relíquias do cinema dos anos 80, daquelas coisas que marcaram uma geração inteira de fãs e que continua muito popular e querida até hoje. Sempre que passa na TV é aquela comoção generalizada nas redes sociais. Uma sequência, mais de três décadas depois, seria mesmo algo muito complicado de ser feito. Mesmo se Donner, Columbus e Spielberg se juntassem novamente neste projeto, atingir o clima, o estilo e a magia do original seria impossível. Tanto é que eles todos abandonaram a ideia porque não conseguiram chegar a uma história boa o suficiente.

Publicidade

Então, apesar do desejo de Richard Donner, Os Goonies merece ficar na galeria de clássicos dos anos 80 que jamais foram reaproveitados. São poucos, mas bons nessa categoria. Estão nela E.T.: O Extraterrestre, Os Aventureiros do Bairro Proibido, De Volta Para o Futuro, Gremlins e Ruas de Fogo.

Agora, se você é daqueles que quer porque quer uma sequência de Os Goonies, a Fox encomendou o piloto de uma série inspirada no filme. A história é meio estranha e mostra uma professora que conhece três estudantes que querem filmar sua própria versão do longa de 1985. Faz tempo que não sai nenhuma notícia sobre este projeto e parece melhor continuar assim, né? Quando o assunto é Os Goonies, prefira sempre o original.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.