Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lady Gaga falha miseravelmente ao tentar criar um ‘Take My Breath Away’ para Top Gun: Maverick

Música nova da cantora está na trilha sonora da continuação, protagonizada por Tom Cruise

Odair Braz Jr|Do R7

Lady Gaga até tentou, mas é difícil bater os anos 80
Lady Gaga até tentou, mas é difícil bater os anos 80 Lady Gaga até tentou, mas é difícil bater os anos 80

Lady Gaga nunca escondeu que sempre teve muitas influências dos anos 80 em seu jeito de se vestir e também, principalmente, em suas músicas. Então, é até meio normal que uma música sua, a inédita Hold My Hand, seja a canção-tema de Top Gun: Maverick, a aguardada continuação de Top Gun: Ases Indomáveis, aquele megaclássico oitentista com Tom Cruise no papel de um piloto esquentadinho.

A nova música nem é ruim — embora um tanto quanto cafona — para o que se propõe, o problema é que a comparação é complicada. No filme de 1986, a música-tema do filme foi Take My Breath Away, da banda de rock Berlin. Olha, vamos ser sinceros: é uma missão impossível (para citar outro filme de Cruise) chegar perto dessa superbalada, que é, simplesmente, um dos maiores hits da década de 80 e de uma trilha sonora cinematográfica.

Tudo bem que Take My Breath Away é um hit, digamos, biônico. A música foi gravada pelo Berlin, mas não foi composta nem tocada pelo grupo americano. Giorgio Moroder, compositor e produtor superfamoso responsável por dezenas de trilhas sonoras do cinema e da TV, fez a música a pedido de Jerry Bruckheimer, produtor de Top Gun. A letra foi escrita por Tom Whitlock, que cravou aqui seu primeiro trabalho musical — depois fez vários outros ao longo dos anos 80 e 90. Então, Take My Breath Away não se tornou um hit impunemente. Foi uma encomenda feita a um grande produtor acostumado a escrever hits.

No caso de Lady Gaga, a coisa é um pouco diferente, já que Hold My Hand é dela mesma — em parceria com o produtor Bloodpop. Recentemente, a cantora contou que estava trabalhando na canção havia já alguns anos, assim não foi composta especialmente para Top Gun: Maverick, embora tenha sido lançada diretamente para a trilha sonora do filme. E isso faz diferença, já que dessa maneira a música poderá, eventualmente, concorrer ao Oscar de Melhor Canção Original no ano que vem.

Publicidade

E aí entra outra questão: embora Hold My Hand não seja uma canção encomendada para um fim específico, como é o caso de Take My Breath Away, também nasce sob medida para fazer sucesso. Lady Gaga é uma boa compositora e sabe bem quais ingredientes usar para gerar um hit. Já fez isso, por exemplo, com Shallow, música-tema do remake de Nasce uma Estrela, protagonizado por ela e Bradley Cooper, que já deu um Oscar à moça. Esta sua nova canção, assim como a do Berlin, é também uma baladinha épica (um pouco mais genérica) para embalar as cenas românticas de Tom Cruise e Jennifer Connelly naquelas imagens de videoclipe com avião passando para lá e para cá, a moto em velocidade e aquelas coisas todas que a gente sabe que esta continuação terá.

A música de Gaga deve fazer algum sucesso, mas não vai, nem de longe, ser uma sombra de Take My Breath Away, assim como Top Gun: Maverick também não arranhará a pintura do filme original. É mesmo complicado concorrer com qualquer tipo de clássico dos anos 80, seja ele um filme ou uma canção. E bater um clássico musical desta década é especialmente mais complicado.

Publicidade

Compare as duas músicas:

Hold My Hand

Take My Breath Away

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.