Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Libertadores no SBT é novo chapéu de Silvio Santos em cima da Globo

Acordo entre o canal e a Conmebol deve ser assinado nesta terça-feira ou, no máximo, até o fim desta semana

Odair Braz Jr|Do R7

Silvio Santos quer transmitir a Libertadores
Silvio Santos quer transmitir a Libertadores Silvio Santos quer transmitir a Libertadores

O SBT gostou da ótima audiência alcançada quando exibiu Flamengo e Fluminense na final do campeonato carioca desse ano e quer mais futebol. O canal está prestes a fechar acordo para exibir a Libertadores, torneio que é o mais desejado pelos times e torcedores e que deve mesmo deixar de ser transmitido pela Globo.

A possibilidade de o negócio ser fechado foi informado pelo colunista Rodrigo Mattos, do UOL, e confirmada também pelo Flávio Ricco. E se o contrato for assinado mesmo – tudo indica que isso acontecerá hoje, segundo Ricco – será uma nova jogada de mestre de Silvio Santos.

O dono do SBT tem suas manias em frente às câmeras, faz umas tantas bobagens, mas todo mundo sabe que é esperto demais. Driblou a Globo quando lançou Casa dos Artistas meses antes da estreia do Big Brother e agora, mais uma vez, vai se dando bem.

Só situando: a Globo rompeu o contrato de transmissão com a Conmebol por não concordar em pagar US$ 60 milhões. Recentemente, o canal tentou uma negociação para pagar menos, mas a entidade que controla os o futebol na América do Sul não aceitou baixar os valores. Com isso, o contrato com o SBT deve ser finalizado nesta terça ou até o final da semana.

Publicidade

A jogada de Silvio é ótima, afinal futebol é um produto que o SBT não tem. Comprando os direitos da competição, o canal conseguirá atrair um novo público, que não tem hoje, além de novos anunciantes. E mais: o SBT passará a atingir novos picos de audiência.

Muita gente acredita que a Libertadores não teria bons índices no Ibope fora da Globo, mas esse é um mito que foi derrubado este ano com a final do campeonato carioca disputado por Flamengo e Fluminense. A partida, única transmitida pelo SBT após a Globo ter tido problemas contratuais com o time da Gávea, rendeu ao canal 27,7 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 260 mil residências). É bem verdade que essa mesma final, na Globo, seria ainda mais alta, possivelmente batendo na casa dos 35 pontos, como aconteceu em anos anteriores. Mas, para o SBT, os 27 pontos foram sensacionais. E, veja bem, foi uma partida isolada e anunciada poucos dias antes.

Publicidade

Com a Libertadores, a história é completamente diferente. Será o campeonato todo, com partidas sempre às quartas-feiras e reunindo os principais clubes da América do Sul. Só aqui do Brasil estarão Flamengo, Santos, Palmeiras, Athletico-PR, Grêmio, Internacional e São Paulo. Só faltou mesmo o Corinthians, que geralmente atrai a maior parte do público televisivo quando o assunto é futebol.

Quer dizer, com um campeonato inteiro à sua disposição, o SBT tem a chance de trabalhar bem a audiência e conseguir atrair cada vez mais pessoas para assistir às partidas. Não é pouca coisa, não. O investimento é alto, mas pode sim levar um bom dinheiro para o canal.

Se a negociação seguir adiante, como parece que vai, o Silvio Santos terá uma vez mais feito uma jogada sensacional. Um drible mesmo na Globo, que deixará de transmitir o torneio que é o maior desejo dos torcedores e dos clubes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.