Rebelde

Publicidade

"Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário", diz Zettel

Relembre a entrevista com o diretor geral da novela Rebelde


publicado em 19/11/2012, às 13h00 :: atualizado em 16/11/2012 às 10h52
Texto: A- A+

Rodrigo Vinagre, do R7
Zettel: "o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"Munir Chatack/ Rede Record

Rebelde certamente é uma das suas novelas favoritas. Você já parou para pensar como funciona o processo de produção de uma atração desse porte?  É, nem todo mundo sabe que, para atingir o resultado bacana que vemos na telinha, é preciso ralar muito. Muito, mesmo!

Ivan Zettel, diretor de Rebelde, conversou com o R7 e contou um pouco de sua rotina. Assim, é possível ter uma idéia de como é trabalhar em uma superprodução como essa. 

- Normalmente, gravamos em duas e, eventualmente, em três frentes ao mesmo tempo. Todos os dias, seis dias por semana. É um trabalho muito duro e coletivo, mas que deixa a gente muito feliz. O meu lema é: o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. 

E você aí pensando que era só ligar a câmera e deixar a magia acontecer, hein? Mas por que tanto trabalho? A resposta é simples:  o sucesso de Rebelde não depende só dos atores e de seu diretor, mas de profissionais de diversas áreas.  Zettel exemplifica: 

- Tudo que é referente à parte artística, eu vejo com a cenografia, arte, figurino, fotografia, maquiagem e continuidade, sempre em sintonia com a produção. 

Como em um time de futebol, sintonia e harmonia são as chaves para que o tudo flua bem. Afinal, como todo grande espetáculo, são muitos os envolvidos em sua preparação e execução.

Para que o fã da novela tenha noção, antes de partir para as gravações, todo um planejamento é traçado. Resumindo, Zettel e Gilvan, produtor executivo, recebem os capítulos de Margareth Boury, autora de Rebelde, e então traçam como o bloco, conjunto dos cinco capítulos da semana, será feito. 

- Com os capítulos nas mãos, fazemos a distribuição das cenas por cenários e locações. O Gil cuida do planejamento e execução do que lemos e eu cuido do artístico, ambos temos nossas equipes. 

Isso mesmo, só depois de pensar em tudo isso é que as equipes partem para as gravações. Auxiliando Zettel, completam o time de diretores: Rudi Lagemann, Daniel Guivelder e Patricia Faloppa. 

Acabou? Não! Para complicar a vida de quem trabalha atrás das câmeras e, ao mesmo tempo, levar o melhor resultado àqueles que estão na frente da TV, Rebelde é totalmente gravada em alta definição, o famoso HD (high definition). Maravilha, não? Bem, o que é sinônimo de beleza para os olhos de uns significa atenção dobrada para outros. 

- O HD revela os mínimos detalhes de tudo que esta sendo captado. Há algum tempo, pequenas imperfeições não eram percebidas pelas câmeras.  Hoje, tudo, de cenários a elenco, tem que ter o máximo de cuidado e atenção, pois o HD revela e não perdoa. 

Como diretor geral da trama, cabe a Zettel também fazer as vezes de psicólogo, papel que ganha ainda mais relevância se levada em conta a falta de experiência de parte do elenco.

- Não deixo o clima de sucesso e de "já ganhou" chegar perto da novela. Todos nós ainda temos muitas metas a alcançar. Nós queremos mais, muito mais!

 

Espalhe por aí Enviar por e-mail Imprimir Comunicar erro
x

Envie para um amigo

ENVIAR
x

Comunicar erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Enviar
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos entre em contato usando o Fale com o R7

DE SEGUNDA A SEXTA, ÀS 20H30