R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 23/02/2012 às 08h56:

“Não basta comer chia para emagrecer”, alerta médico

Nutrólogo do Hospital do Coração de São Paulo comenta sucesso de semente mexicana

Mariana Garcia, do R7

Publicidade

Uma ferramenta útil, mas não um remédio milagroso para emagrecer. É assim que o médico Celso Cukier, do HCor (Hospital do Coração) de São Paulo, vê a chia – semente da planta chamada sálvia-holandesa. 

Segundo o nutrólogo, é preciso ter cautela antes de incluir qualquer produto com propriedades que ajudem a perder peso ou medidas na alimentação.

- Não adianta ingerir chia antes das principais refeições e, ao longo do dia, se empanturrar de leite condensado. Ninguém emagrecerá assim. Quando a gente fala em perda de peso, deve pensar primeiramente na modificação de gasto de energia corporal. O que se consegue principalmente com mudança de hábitos alimentares e de prática regular de atividades físicas. 

Repórter do R7 perde 3 kg em um mês com ajuda da chia

Mas o médico concorda, sim, que a sementinha mexicana – usada há mais de mil anos para sustentar guerreiros indígenas durante tempos de alimentação escassa – presta um excelente serviço à nossa saúde.

- A chia tem uma característica muito importante [para o emagrecimento]. Ela aumenta até 12 vezes de tamanho quando em contato com água ou outros líquidos, por conta de suas fibras solúveis. Quando a ingerimos, então, ela faz volume no estômago. Cerca de 30 minutos depois, começa a chegar ao intestino. Com isso, os hormônios que avisam ao cérebro que o corpo já foi alimentado começam a entrar em ação, ativando mais rapidamente a saciedade. Assim, é possível controlar melhor a fome. 

Funciona, explica Cukier, como aquela entrada (o “couvert”) servida em um restaurante chique. Os petiscos, colocados à mesa entre 20 e 25 minutos antes de o prato principal ficar pronto, acabam nos saciando. E quem come demais acaba perdendo a fome antes de degustar o que pediu ao garçon.

- Para completar, no intestino grosso, essas fibras solúveis servem de alimento para as bactérias benéficas, que formam a nossa flora intestinal. Isso é comprovadamente uma forma de prevenir doenças graves, como o câncer.

Mas o nutrólogo explica que qualquer “ferramenta” para ajudar no emagrecimento precisa ser usada por um certo tempo para dar resultado duradouro.

- Não adianta comer chia por um mês e, depois que se cansar, voltar à dieta anterior. A sua célula de gordura não é destruída em 30 dias. Ela é desativada. E isso leva muito tempo para acontecer.

Saiba quais são os nutrientes da chia
Semente mexicana chega ao Brasil
Veja como emagrecer com a ajuda da chia

 

 
Veja Relacionados:  chia
chia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping