R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 27/08/2013 às 14h10:

Alex Atala gera polêmica ao matar galinha ao vivo em palestra

Chef participou de evento gastronômico em Copenhague, na Dinamarca, nesta segunda (26)

Do R7

Publicidade

Alex Atala causou polêmica na última segunda-feira (26). Em simpósio realizado em Compenhague, na Dinamarca, o chef brasileiro matou, depenou, picou e fritou uma galinha em sua palestra, intitulada Death Happens (morte acontece, em tradução para o português).

Para lembrar a todos que a morte é algo inevitável e faz parte do universo alimentício, Atala começou o processo de cozimento da galinha que inclui mata-la, depená-la, picar e fritar para só depois servi-la. Logo que foi divulgado, o assunto virou polêmica nas redes sociais.

A proximidade com a morte do animal assustou os fãs do chef e defensores dos direitos dos animais. Uma das fãs de Atala, no perfil pessoal do chef no Facebook, escreveu, “com que direito você acha que pode fazer crueldade com animais de estimação? Isso é crime no Brasil. De chefe vai a criminoso”.

Outros internautas defenderam o chef e comentaram nas redes sociais : “Geralmente se come bicho morto, exceto no interiorzão”; “ O estranho seria comer a galinha viva, não é?”. Contatada pelo R7, a assessoria de imprensa do chef não comentou o assunto.

O tema do evento foi levado a sério não só por Alex Atala, chef e sócio do D.O.M., sexto melhor restaurante do mundo. No dia anterior, o chef italiano Dario Cecchini abriu o evento limpando um porco pendurado em palestra.

O que é o MAD?

Como tema central Guts, palavra que significa “entranhas” em inglês, o simpósio é descrito pelos organizadores como algo que “pretende invocar um senso de coragem e urgência onde se pode refletir sobre histórias e ideias que ninguém se atreve a dizer”.

Batizado de MAD, o evento que está em sua terceira edição, foi criado por René Redzepi, chef do Noma, restaurante que está entre os primeiros da lista dos 50 melhores do mundo, reúne chefs, cozinheiros e produtores para discutirem os rumos da gastronomia mundial. Alex Atala participa do evento desde a primeira edição. Já foram discutidos temas como vegetação e apetite.

Projetos no Brasil

Referência quando o assunto é gastronomia e valorização da culinária brasileira, o chef Alex Atala comanda o instituto ATÁ, uma organização com o intuito de valorizar ingredientes brasileiros.

A organização conta com um grupo de nove profissionais, de diferentes áreas, para engajar cada vez mais a valorização dos alimentos. Em comunicado oficial, Atala explica que a comida tem que ser algo produtivo para quem consome e que produz.

— Resolvi criar um instituto para estruturar as cadeias e ir em busca de ingredientes de uma cozinha, que não fosse somente boa de comer, mas fosse saudável para quem faz, para quem come e para quem produz”, explica o chef em sua carta de fundação.

Atala foi pioneiro em introduzir, a contragosto de alguns críticos, ingredientes tipicamente brasileiros no D.O.M, seu restaurante, considerado um dos melhores do mundo.

Ainda em comunicado, Atala explica que tomou esta consciência com relação ao produtor assim que foi ganhando experiência como chef de cozinha. Leia mais! 

Alex Atala

Fotos da palestra foram publicadas no Instagram do MAD. Atala depena a galinha em uma delas (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Veja as respostas do quiz

 

 

Veja Relacionados:  dinamarca, chef, participou, gastronomia
dinamarca  chef  participou  gastronomia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping