R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 17/07/2010 às 07h00:

Aprenda a comer com o hashi, o "talher" japonês

Chefs dão dicas para não fazer feio na hora de ir a um restaurante oriental

Do R7

Publicidade

Japoneses e chineses têm uma maneira de comer diferente da nossa. Em vez de talheres, eles usam palitinhos, os hashis. Thiago Saldiva, chef do restaurante japonês Shimo, em São Paulo, explica que o principal motivo para o uso do hashi é a higiene, pois evita o contato direto com os alimentos.

A cultura culinária oriental foi, de certa maneira, desenvolvida para ser consumida com esses palitinhos. O corte e o preparo dos alimentos são ideais para a utilização do hashi. 

- Há um detalhe muito importante para ser levado em consideração: os japoneses veem a faca como uma arma e não como um utensílio usado na hora da refeição.

E não pense que são quaisquer palitinhos, não. Os hashis podem ser feitos de vários materiais: madeira, bambu, marfim, metal ou plástico. O mais comum é o waribashi, aquele descartável de madeira usado nos restaurantes japoneses. Existe um tipo chamado saibashi, feito especialmente para o uso na cozinha, que é mais comprido do que os normais.

Thiago explica que, dentro de um lar japonês, cada membro da família tem seu próprio hashi.

- Em dias de festa, as pessoas costumam utilizar hashis diferentes daqueles do dia a dia. No Ano Novo, por exemplo, usam hashis de madeira lisa, feitos de madeira de chorão-salgueiro.

No começo pode ser complicado, mas nada que um pouco de treino não resolva. O primeiro passo é sempre segurar na parte superior para facilitar o movimento. O pauzinho de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apoia no dedo anelar. Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o pauzinho de cima. É mais ou menos como segurar uma caneta. Para abrir e fechar, movimente o pauzinho de cima utilizando os dedos indicador e médio.

O que não fazer com os hashis

Os japoneses também têm algumas regras de etiqueta para utilizar os palitos. Espetar os hashis na comida, por exemplo, é uma das piores gafes que alguém pode cometer ao degustar um sushi ou sashimi. Além de ser feio, o ato tem um sentido religioso. 

- Quando os japoneses oram e acendem incensos nos templos, eles espetam os hashis na vertical, oferecendo o alimento aos mortos.

Outras dicas importantes: nunca chupe a ponta do hashi, cruze os dois pauzinhos nem os deixe separados, e não aponte para ninguém com o hashi.

Assista ao vídeo e veja como comer com hashi da maneira correta.

 

 

Veja Relacionados:  hashi,talher japonês
hashi  talher japonês 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping