R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

18 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 18/05/2011 às 15h00:

Abuse da massa de banana verde
em suas receitas e emagreça com saúde

Cozida, a polpa da fruta (antes de amadurecer) pode ser usada no preparo de receitas diversas

Eduardo Ribeiro, do R7


Publicidade

Fruta milenar cultivada pela humanidade há oito mil anos, a banana é rica em nutrientes e quarta cultura mais importante do planeta. Em solo brasileiro, a banana é abundante, mas nem todos nós sabemos nos beneficiar da concentração de calorias em sua polpa, sob a forma de sacarose, glicose, frutose e amido, que o corpo converte em energia.

Por incrível que pareça, o melhor aproveitamento que podemos fazer da banana para a saúde não é em sua condição madura, como conhecemos e apreciamos. Ainda verde, na forma de pasta, a fruta preserva suas preciosas vitaminas e sais minerais, podendo ser usada como enriquecedora nutricional em receitas as mais variadas possíveis, como em bolos, massas, pães e patês.

Aprenda a fazer um bolo de chocolate com biomassa de banana verde

Esta espécie de purê, chamado de biomassa da banana verde, aumenta o volume do prato, conserva o sabor dos alimentos e ainda ajuda a emagrecer e manter a forma, pois dificulta a absorção de gorduras e açúcar – por isso, também é uma boa opção para diabéticos ou para quem sofre com colesterol alto. Quem explica é a cozinheira e ex-bananicultora Heloisa de Freitas Valle, autora do livro Yes, Nós Temos Bananas (ed. Senac).

- O brasileiro está acostumado a comer a fruta madura, e assim nem percebe a ótima alternativa alimentícia que tem. A polpa da banana verde é rica em vitaminas A, B1, B2, sódio, potássio, magnésio, manganês, cobre, fósforo, enxofre e iodo. A biomassa da banana verde pode ser usada em substituição à batata nas sopas e no nhoque, assim como em receitas de rosquinhas, massas e em vários doces e salgados.

Segundo Heloisa, qualquer variedade da fruta pode ser usada como biomassa. Pesquisadora e divulgadora dos benefícios da banana verde, a especialista atesta que uma grande vantagem é que, além de muito barata, como todas as frutas, quando ainda verde, ela possui no máximo 2% dos açúcares e alta quantidade de amido que se transforma em quase todos os açúcares no corpo depois de maduras.

Nhoque fica mais nutritivo com biomassa de banana verde; veja como se faz

- O amido do fruto verde, o amido resistente, tem uma estrutura molecular maior e, por isso, é de difícil digestão. Se cozinharmos a banana ainda verde, ela perde o tanino, que é o elemento indigesto e que amarra a boca, mantendo o amido resistente. Ele passa pelo sistema digestivo sem ser absorvido, porque fica impossível de ser quebrado.

E é precisamente este amido que dá a liga à massa. Assim, a polpa da banana verde, depois de cozida em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos ou até que ela fique com uma coloração bem avermelhada, ainda com a casca, transforma-se num ótimo engrossador de receitas. Cozida, a massa perde o gosto forte característico, sem influenciar no sabor dos pratos. Depois, é só amassar, conservar em geladeira até que esfrie bem, e encontrar um bom uso em suas preparações prediletas.


Veja mais:

Leia outras notícias sobre alimentação, culinária, receitas e dietas

Siga o R7 no Twitter

Fique por dentro das principais notícias do dia

 
Veja Relacionados:  banana, receitas e dietas, nutrição
banana  receitas e dietas  nutrição 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping