R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 03/12/2010 às 11h42:

Saiba quais são as diferenças
e as semelhanças entre o rum e a cachaça

Bebidas destiladas vêm da cana-de-açúcar, mas não são a mesma coisa

Mariana Garcia, do R7

Publicidade

Eles têm o mesmo DNA: a cana-de-açúcar. São feitos de forma muito parecida: a destilação do álcool.

Mas a brasileiríssima cachaça e o caribenho rum não são a mesma coisa. 

Se você sempre teve essa dúvida, chegou a hora de colocar os pingos nos is. Embora nos Estados Unidos por um bom tempo a “caninha” tupiniquim tenha sido conhecida como “rum brasileiro”, o professor Patterson Patricio de Souza, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), afirma que cada uma das duas bebidas tem uma composição química própria, que a diferencia da outra. 

- A principal é que o rum é feito com o caldo cozinhado da cana, como uma rapadura. Já a cachaça, historicamente, sempre foi feita com o suco fresco, que a gente chama de garapa. 

Deixe sua comida mais saborosa com cachaça

Souza é responsável por um estudo fundamental para a diferenciação dos dois destilados. Sua pesquisa foi usada por produtores de cachaça para diminuir as restrições ao produto nacional do mercado norte-americano, que costuma cobrar altas taxas do rum.

Segundo o pesquisador brasileiro, o processo de fermentação da garapa - a transformação do seu açúcar em álcool - em temperatura natural faz com que sejam formados compostos químicos diferentes dos que surgem quando o suco é aquecido antes de ser fermentado.

- Se você cozinha a matéria-prima, vai alterar substâncias presentes no produto, como os ésteres, os aldeídos e o álcool superior, que são responsáveis pelo sabor final da cachaça. 

Na pequena ilha de Barbados, no extremo leste do Caribe, o rum tem status de tesouro nacional. O país prega ser o berço da bebida adorada pelos piratas – disputando a “paternidade” com a vizinha Cuba. 

Ao contrário do que costuma acontecer durante o processo de produção da cachaça, nos tonéis onde o suco aquecido de cana começa a dar origem ao rum, em Barbados, é comum o uso de fermentos biológicos externos.

Rum

É o que explica o produtor local Larry Warren, que está à frente da fazenda secular St. Nicholas Abbey. Localizada na região de Saint Peter, a propriedade rural mantém toneis de aquecimento da garapa (como mostra a foto acima) e colunas de destilação de cobre, além de moinhos de mais de 350 anos. 

No processo de feitio da água ardente brasileira, fermentos são usados, em geral, apenas quando a levedura natural não é suficiente, ensina o professor mineiro. 

- Normalmente, a instrução é não usar. Mas, quando a fermentação natural está fraca, o pessoal costuma usar um externo, tipo fermento de padaria, para dar uma ativada. Mas, na tradicional cachaça artesanal mineira, essa prática não é recomendada.

Nos balcões dos bares caribenhos, difícil é encontrar um coquetel sem a bebida. A mistura com sucos de frutas como laranja, manga, limão, toranja e abacaxi – conhecida como rum punch (ponche de rum) – é a mais popular em Barbados, conta o barman Kevin Griffith, do resort Almond Casuarina, no sul da ilha. 

- Os sucos de frutas cítricas dão ótimo resultado com o adocicado natural do rum. 

Mas os bajan, como são chamados os barbadianos, também costumam combinar o destilado com coca-cola ou com água de coco. 

Experimente ainda tomá-lo apenas com alguns cubinhos de gelo. Cai tão bem quanto um uísque.

Veja mais:

Conheça casa onde cantora Rihanna cresceu em Barbados

Comida típica da terra da estrela pop lembra feijoada

Prepare sobremesa caribenha que parece pamonha

Veja Relacionados:  rum,cachaça,cachaca,pinga,agua ardente,água,bebida,destilado,drink,drinque,coquetel
rum  cachaça  cachaca  pinga  agua ardente  água  bebida  destilado  drink  drinque  coquetel 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping