R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 07/05/2011 às 06h00:

Saiba como deve ser a dieta
da mãe durante a amamentação

Especialistas contam o que comer e não comer para ter leite nutritivo e gostoso

Do R7*


Publicidade

Muito se ouve falar sobre os benefícios do leite materno para os bebês. Sabe-se que essa bebida possui inúmeros componentes que ajudam a proteger as crianças de infecções, de doenças e até mesmo da morte. 

Veja o que comer ou não durante a amamentação

Mas, para que a bebida seja saudável, é importante que as mães fiquem atentas ao que comem, pois sua alimentação influencia diretamente no seu leite e, consequentemente, na saúde do bebê, alerta Elsa Giugliane, coordenadora da área técnica da saúde da criança do Ministério da Saúde. 

- O sabor e o odor do leite materno têm tudo a ver com o que a mãe comeu. Além disso, as comidas, os temperos e as bebidas, apesar de não passarem integralmente para o leite, influenciam na composição dos seus nutrientes. 

Por isso é importante ficar de olho no que se põem no prato no período de amamentação. 

- Se a mãe tiver uma dieta muito calórica, seu corpo vai produzir um leite rico em açúcares e em gordura, o que não é bom para um recém-nascido. 


Já Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato dos Nutricionistas de São Paulo, afirma que quem estiver amamentando deve evitar comer alimentos que costumam provocar gases. 

- Feijão, grão-de-bico, lentilha, couve-flor, repolho e brócolis são alguns dos exemplos de alimentos que acabam gerando cólica e desconforto abdominal no bebê. Já temperos fortes, como pimentas, podem soltar o intestino da criança e até provocar gastrite ou hemorroida. 



Caso a mãe tome muito café ou coma muito chocolate e esteja amamentando, seu filho corre o risco de ficar hiperativo ou até ficar com alergia, já que esses dois alimentos são estimulantes e alergênicos. Além disso, há risco de dor de barriga, por conta da fermentação. 

Mas a nutricionista alerta que o sistema digestivo dos humanos varia de acordo com cada organismo, portanto, se a mãe notar que esses alimentos não causam problemas no seu bebê, pode manter o consumo. 

Cerveja preta não aumenta a produção de leite materno

Na contramão da crença popular, Madalena afirma que não há comprovações científicas que mostrem a influência da bebida na produção de leite. A nutricionista afirma também que cerveja preta é cheia de calorias e, é óbvio, contém álcool, o que é péssimo para quem está amamentando. 

- É importante ficar atento ao consumo de bebidas alcoólicas durante a amamentação, pois, assim como a nicotina do cigarro, o álcool vai diretamente para corrente sanguínea, afeta o leite e, enfim, chega até o bebe. Claro que não há problemas em ingerir uma pequena quantidade em ocasiões especiais. A mãe pode beber uma taça de vinho ou um copo de cerveja, esporadicamente, durante a lactação. 

Apesar de tantas restrições, Elsa alerta para a importância de amamentar a criança com o leite materno que, além de possuir benefícios para a saúde, tem sabor diferenciado todos os dias, o que ajuda na construção do paladar do bebê. 

- Os leites em pó, de vaca, de soja ou de qualquer outra origem têm o mesmo gosto sempre. Imagina a monotonia que deve ser sentir o mesmo gosto todo dia? 

Segundo ela, diversas mães entrevistadas por funcionários do Ministério da Saúde relataram que, após consumirem alho e baunilha, observaram que seus bebês mamavam mais do que o normal. Pesquisadores acreditam que esses sabores são agradáveis aos paladares dos pequenos. 

Quem quiser deixar o próprio leite mais saudável e gostoso, segundo Madalena, pode contar com alguns aditivos. 

- A mãe deve incluir no prato verduras e alimentos com vitaminas do complexo B, C, D e K, como, por exemplo, leite, cenoura e fígado. Beber bastante água e sucos também é bom. 

*Colaborou Tainah Medeiros, estagiária do R7

Veja mais:

Aprenda receitas deliciosas e dietas para ficar em forma com o R7

Fique por dentro das últimas notícias de Famosos, Música, Moda e Cinema

Quer saber o que acontece no mundo hoje? Clique aqui!

Faça já seu e-mail do R7. É grátis!

Siga o R7 pelo Twitter e fique bem informado!

Veja Relacionados:  amamentação,dieta,mãe,bebê,leite,materno
amamentação  dieta  mãe  bebê  leite  materno 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping