R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 05/11/2011 às 05h30:

Vá de sardinha para emagrecer

Rico em ômega-3, alimento atua como forte aliado do emagrecimento; entenda

Do R7

Publicidade

Todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios do ômega-3 para a saúde. Mas pouco ainda é divulgado a respeito de como os chamados ácidos graxos insaturados não só interrompem como ajudam a reverter o processo inflamatório das dietas ricas em gorduras saturadas.

A descoberta dos benefícios do ômega-3 para o emagrecimento é resultado de um estudo recente realizado pelos pesquisadores da Unicamp Dennys Esper Cintra e Lício Velloso. Os estudos mostram que dietas ricas em gorduras saturadas causam lesão numa região do cérebro chamada hipotálamo.

Com isso, dá-se início a uma espécie de inflamação local que influencia negativamente sua função, que é controlar a fome e o gasto energético. É como se o hipotálamo perdesse a capacidade de alertar o organismo quanto à retenção e à queima de energia.

Experimentos realizados com animais obesos mostraram que a ação dos ácidos graxos ômega-3 e 9 reduziram rapidamente o consumo de alimentos. Com uma semana de infusão direta das substâncias no hipotálamo, os bichos perderam mais de 10% de seu peso corporal.

A nutricionista Renata Fidelis de Amorin, do Spa Sorocaba, é uma das profissionais do meio que apostam na descoberta para auxiliar no emagrecimento.

- Sabe-se que a gordura saturada ajuda na parte da saciedade. Faz com que a pessoa demore um pouco mais a sentir fome novamente. No obeso, esse sinal de saciedade é falho.

Alimentos com ômega-3 podem ser integrados facilmente ao cardápio do dia a dia para ajudar a combater a inflamação do hipotálamo. Isto, associado à redução da ingestão de gorduras saturadas, é um grande aliado do emagrecimento.



O ômega-3 está no salmão, na semente de linhaça, no atum e no azeite de oliva. Mas a dica de Renata é abusar da sardinha, que contém o ômega-3 e não é um produto caro.

- Se a pessoa consumir duas porções de sardinha (100 g cada uma) por semana já vai ajudar nessa parte do emagrecimento. Pode ser a sardinha em lata light ou a conservada em óleo. Tem que dar uma lavadinha para diminuir o valor calórico.

A profissional sugere algumas maneiras de consumir a sardinha.

- Poderia fazer uma salada com alface, rodelas de tomate, pedacinhos de abacaxi e a porção da sardinha enlatada mesmo. Outra opção é fazer, de repente, à escabeche. Refogar um pouco de cebola com tomate na panela e depois colocar a sardinha e, no final, um pouco de azeite.

Existem, é claro, muitas outras opções versáteis de como preparar a sardinha e se aproveitar dos benefícios do ômega-3. Conheça as melhores receitas do Clique a Gosto:


Sanduíches de sardinha

Sardinhas recheadas

Sardinha com brócolis e creme de pimentão

Salada de macarrão com sardinha e pepino

Sardinhas assadas

Salada de tangerina e sardinha

 


Veja Relacionados:  receitas e dietas, sardinha, ômega-3
receitas e dietas  sardinha  ômega-3 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping