R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 24/11/2011 às 05h35:

Vitamina D turbina qualquer dieta

Nutriente potencializa a queima de gordura abdominal e influi na saciedade

Eduardo Ribeiro, do R7


Publicidade

Seja qual for a sua opção na hora de traçar um plano de emagrecimento, é importante sempre ter em mente a relevância de se buscar uma alimentação variada e colorida.

Uma vez iniciada a dieta, no entanto, conhecer aos poucos as propriedades dos alimentos e suas funções pode ajudar na composição de refeições que “turbinam” a perda de peso.

Uma poderosa aliada na queima de gordura abdominal, parte do corpo das mais difíceis de enxugar, é a vitamina D. Incluir o máximo possível de alimentos ricos em vitamina D nas principais refeições, além de fazer bem para ossos e dentes e prevenir contra diversas doenças, potencializa a queima de gordura e afina a cintura.

Isto porque a vitamina D acelera o metabolismo da gordura, ensina a nutróloga Sylvana Braga (UFRJ).

- Se a pessoa já segue um plano alimentar saudável de emagrecimento, com certeza ela terá uma alimentação variada, balanceada e colorida. Dentro desse ‘colorido’, a inclusão do máximo de alimentos ricos em vitamina D vai dar velocidade ao resultado.

A vitamina D é um ótimo nutriente para secar as gordurinhas localizadas, pois inibe o crescimento das células adiposas.

- A combinação ideal para uma dieta perfeita, para quem quer apostar na vitamina D, é que a alimentação seja de baixos índices de açúcar, gordura e calorias de modo geral. Assim, a vitamina D tem mais campo para agir.

O nutriente acelera o metabolismo da gordura, liberando uma substância chamada leptina dentro da célula gordurosa. É esta substância que vai mandar a mensagem de saciedade para o cérebro, contendo o apetite.

- Mas a vitamina D não atua somente na redução do apetite. Ela também impede a fabricação do hormônio da paratiroide, quebrando mais rapidamente a gordura pelo fígado.

Junto disso, ela também vai fortalecer os músculos. Ou seja, quando o tecido muscular fica mais enrijecido, é sinal de que houve redução do excesso de gordura no tecido.

Um detalhe importante, a nutróloga chama atenção, é que a vitamina D é um nutriente inativo. Para que ele se torne ativo, é necessária a ação do sol sobre a pele. De dez a 20 minutos de banho de sol por dia já é o suficiente.

Nos casos de alimentação deficiente ou de pessoas que vivem em lugares onde a luz solar é menos intensa, Sylvana indica suplementos.

- No mercado vai ser difícil a pessoa encontrar suplementos só de vitamina D. Mas hoje, com prescrição médica, já é possível ter acesso a um suplemento do nutriente já ativo. Assim, não precisa haver esta preocupação em tomar sol para ativá-lo.

A dica é válida, segundo a profissional, porque diversos fatores podem influir na ação do sol sobre a vitamina D. Negros e idosos, por exemplo, fazem a conversão em menor intensidade, por conta do tom da pele e do avanço da idade.

A pedido do R7, Sylvana Braga indicou cinco alimentos ricos em vitamina D, para você levar em conta na hora de fazer suas refeições.

Acesse a galeria e fique por dentro!

 

Veja aqui as respostas do quiz


 
Veja Relacionados:  receitas e dietas
receitas e dietas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping