R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Receitas e Dietas/Notícias

Icone de Receitas e Dietas Receitas e Dietas

publicado em 07/10/2009 às 06h00:

Você quer emagrecer? Saiba por onde começar

Dicas para quem quer fazer dieta, sem perder a saúde nem voltar a engordar

Helena Dias, do R7

Começar uma dieta não é uma tarefa animadora, mas às vezes é necessária. O problema de excesso de peso vai além da estética. A obesidade pode trazer diversos males, como colesterol alto, problemas de circulação e problemas cardiorrespiratórios, entre outros. Segundo Daniela Nesadal, nutricionista da Clínica de Estética Deep Laser, "o primeiro passo é ter consciência da necessidade de mudança". As roupas funcionam como termômetros: calças apertadas significam quilos a mais.

Antes de iniciar qualquer plano alimentar para emagrecer, é preciso avaliar se você realmente precisa dele. Para isso, se pese e calcule o IMC (Índice de Massa Corporal). Esta fórmula, adotada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta o peso ideal de acordo com a altura. Para calcular, divida seu peso (em quilos) pela altura ao quadrado (em metros), por exemplo: uma pessoa que pesa 60 kg e mede 1,65m -60/1,65², tem o IMC igual a 22. Os resultados considerados normais devem estar entre 18,5 e 24,9. Resultados de 25 a 30 acusam sobrepeso. Resultados acima de 30 apontam obesidade.

Após a conscientização, vem a informação. Procurar ajuda de nutricionistas e endocrinologistas para receber orientações específicas é um ótimo passo. Esses profissionais conseguem identificar o porquê do excesso de peso, apontar os cuidados que você precisa ter com a alimentação e também indicar uma dieta a ser seguida.

Especialistas do mundo todo ainda consideram a reeducação alimentar a melhor forma de emagrecer. A psicóloga Alessandra Marques confessa:
- Desde a primeira vez que resolvi fazer dieta, não parei mais! Virou um círculo vicioso. Estou sempre testando um regime diferente. Até emagreci algumas vezes, mas voltei a engordar.

A nutricionista Daniela é categórica ao afirmar que:
- Não existe milagre quando o assunto é perda de peso. Dietas da moda fazem a pessoa emagrecer em um primeiro momento e recuperar o peso no momento seguinte. Além disso, não mudam os hábitos alimentares e quando a dieta termina, a pessoa volta a se alimentar do mesmo jeito que sempre se alimentou. A reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos é que dá resultado na perda de peso.

Além desses passos iniciais, há três regras essenciais na luta contra a balança: a força de vontade, a persistência e a disciplina. Juntas, elas funcionam quase como uma oração. A força de vontade vai te afastar das tentações calóricas e engordativas; a persistência vai fazer você não desistir da dieta, mesmo quando já tenha fugido da primeira regra (e caído em tentação).

Não existe tempo determinado para manter um plano de emagrecimento. Isso vai variar de acordo com a resposta do organismo em relação à dieta. Já a disciplina tem a ver com o seu jeito também 'fora da dieta'.


Veja Relacionados:  dieta, endocrinologista, emagrecer, nutricionista
dieta  endocrinologista  emagrecer  nutricionista 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 

Topo

Qual é a parte mais difícil do emagrecimento?

(168) Comentários:


Qual é a parte mais difícil do emagrecimento?


Shopping