Você está aqui: Página Inicial / Episódio / Davi se oferece para enfrentar o gigante Golias

Episódios

Terça-feira, 23/10

Doegue vê Allat praticando o feitiço que livraria o rei dos maus espíritos e tenta impedi-la. A feiticeira cai na fogueira e a resina de mirra que passou no corpo pega fogo rapidamente, queimando sua pele. Doegue tenta ajudá-la. Saul chega a cavalo e Abner vem logo atrás.
Eliã pede que Aimeleque celebre o casamento de Bate-Seba e Urias, um estrangeiro que segundo ele, já provou ser fiel ao Deus de Israel. O sumo sacerdote concorda.  Eliã pergunta se os boatos sobre Deus rejeitar Saul são verdadeiros e Aimeleque pede que ele não remexa nesse assunto.

Saul condena Allat a morte por apedrejamento. Allat tenta se proteger o quanto pode. Ela começa a cair, sangrar, chora e grita, assustada. E as pessoas continuam atirando pedras. Allat parece estar morta. As pessoas se afastam. Doegue pega Allat no colo e a tira dali. Ele sai com a feiticeira no colo, calado, sofrendo, mas tentando parecer indiferente.

Em Gate, território filisteu, Aquis, rei dos filisteus, testa a espada especialmente encomendada para o já invencível Golias. Abner espanca um filisteu capturado próximo ao acampamento e conclui que eles estão se preparando para atacar. Jonatas e Selima se beijam e fazem amor. De repente, Jonatas encontra o amuleto deixado por Ainoã e sente-se traído pela esposa. Antes que possam continuar ouvem os gritos de Saul tentando expulsar um espírito do mal. Jonatas sai correndo. Selima permanece na tenda, decepcionada por Jonatas por não ter acreditado em sua palavra. Saul delira. Joabe propõe que um músico espante o espírito com sua música. Jonatas concorda. Eliabe olha para Joabe com raiva. Sabe de quem ele está falando. Saul escuta e se interessa.

Mical diz a Merabe que não conta sobre seu romance com Adriel se ela deixá-la se casar com ele. Merabe fica chocada com a maldade da irmã. Joabe chega a casa de Davi e quando conta a que veio, o jovem troca um olhar angustiado com Edna e Jessé. Todos ficam preocupados, mas tentam disfarçar. Davi chega ao acampamento, Eliabe vê de longe e não gosta. Olhando tudo em volta, não a vê e esbarra em Mical que carrega um cesto de frutas. Davi, humilde, cata as frutas rapidamente no chão, enquanto Mical o observa. Ela gosta dele de cara, mas repara em suas vestes pobres e o ignora, arrogante. Davi entra na tenda, Saul nota a harpa na mão do rapaz. Davi está nervoso, mas começa a tocar e cantar. Saul vai reagindo aos versos. Seu semblante começa a mudar à medida que Davi canta.

Mical entra na tenda, encantada. Eliabe se afasta, morto de inveja. Joabe fica sem entender a raiva do irmão de Davi.
Rispa ora por Saul. Aionã chega dizendo que ela agora fará parte do harém do egípcio que a acompanha. Ela tenta escapar, mas o homem é violento. Assim que Davi termina, Saul sorri satisfeito. O rei pede que ele fique no acampamento e seja seu novo escudeiro. Abner não gosta, mas disfarça. Nesse instante, entra Eliabe e pega todos de surpresa dizendo que tem algo que o rei deve saber. Eliabe olha para Davi, que gela.

Saul se irrita com Eliabe, que está a ponto de contar o segredo do irmão. Davi está muito tenso. Abner entra na tenda e interrompe Eliabe dizendo que o rei precisa ver algo urgente. Quando eles saem, Davi abre os olhos do irmão e diz que toda a sua família irá morrer se Eliabe contar que Samuel o ungiu rei. Eliabe cai em si, mas continua com raiva do irmão.

Doegue cuida dos ferimentos de Allat, que está entre a vida e a morte. Saul, Jonatas e Abner em seus cavalos, observam um acampamento filisteu de longe. O rei ordena que todos se preparem para atacar ao amanhecer. Bate-Seba se perde em seus pensamentos lembrando-se de quando Davi a salvou.
Jessé questiona Davi se ele não tem medo de acompanhar o rei nas batalhas mesmo sem ter segurado uma espada. Davi diz que confia na proteção de Deus. Jessé se impressiona com a coragem de Davi. Aquis, rei dos filisteus, está confiante da vitória ao lado de Golias. O exército marcha para a batalha. Merabe termina com Adriel, que fica sem entender nada. Doegue e Adriel se assustam com o tamanho de Golias. Jonatas chama todo o exército para entrar em formação de batalha.

Doegue e Abner voltam para o acampamento a galope, quando avistam Rispa sendo arrastada por uma charrete. Eles a salvam e o egípcio consegue fugir. Rispa desmaia nos braços de Abner de tão fraca. Abner a observa apaixonado. Abner traz Rispa no colo. Ainoã fica furiosa e manda que a deixem morrer no deserto. Saul chega e diz que Rispa fica. Aionã bufa e sai. Abner conta ao rei que as tropas inimigas estão em formação. Saul vai conferir e se espanta com o tamanho de Golias. Davi fica impressionado com a movimentação dos soldados. Mical observa Davi ao longe, não admite, mas gosta dele. Merabe percebe.

Saul se irrita com a hesitação de seus homens perante Golias. Doegue, Abner e Adriel ficam sem graça. Os soldados já não têm certeza se Deus está ao lado de Saul. Rispa implora por água, mas Aionã nega e sai da tenda. Selima entra e ajuda Rispa. Davi encontra seus irmãos na formação de batalha e diz que vai levar as armas do rei. Eliabe empurra Davi, que se afasta, chateado. De repente, Davi ouve Golias, falando bem alto e forte. Ele desafia um homem a duelar com ele, quem sobreviver vence a guerra. Davi é o único que não demonstra medo. Ele ouve indignado.

Saul oferece grandes riquezas, isenção de impostos e a mão de sua filha em casamento para o homem que derrotar Golias. Eliabe caçoa mais uma vez de Davi, que se irrita e esbraveja sua indignação com a ousadia de Golias em desafiar o exército do Deus vivo. Jonatas conta a Saul que pede para ver Davi. O rei agradece as palavras encorajadoras do escudeiro. Davi se oferece para duelar com o gigante.

Merabe e Mical  são a recompensa oferecida por Saul para quem derrotar o gigante. Merabe, a filha mais velha, provavelmente será a escolhida. Saul oferece sua melhor armadura a Davi, mas fica muito grande e ele prefere lutar sem. Davi pega cinco pedras lisas, coloca em seu alforje e empunha sua funda.

Veja também

17/12/2012 | 22h43

Mical enlouquece na prisão

00:48 | 5321 visitas
17/12/2012 | 22h39

Davi condena Mical à prisão perpétua

06:35 | 7754 visitas
17/12/2012 | 22h30

Salomão é ungido por Natã para ser o rei de Israel

01:22 | 3501 visitas
17/12/2012 | 22h30

Veja na íntegra o último capítulo da série Rei Davi

43:32 | 83269 visitas
17/12/2012 | 22h16

Aitofel se suicida

00:48 | 2795 visitas

Todos os vídeos

Acompanhe Rei Davi de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record!