Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “Urias é um guerreiro espetacular e leal”, diz Alexandre Barilari

Notícias

“Urias é um guerreiro espetacular e leal”, diz Alexandre Barilari

Ator diz também que minissérie agregou conhecimento em sua vida

Urias é um homem guerreiro e destemido

O ator Alexandre Barilari vive o guerreiro Urias na minissérie Rei Davi. É um dos trinta guerreiros mais valentes de Davi, além de ser um homem destemido, leal e religioso. Na visão dele, seu personagem tende a ser o grande herói da história, por não demonstrar fraqueza e não se desviar dos seus objetivos.

Casado com Bate-Seba, Urias parece viver um relacionamento frio, sem muito romantismo. Mas dentro do contexto da época, as mulheres tinham a função de cuidar da casa e de procriar. Já os homens tinham a responsabilidade de cuidar do Estado.

- O homem tinha que cuidar das guerras, da defesa do seu território, da união de seu povo e das conquistas. Ele não era pouco apaixonado, o amor era desse jeito. Além disso, Urias é um guerreiro espetacular e leal.

Sobre a relação entre Davi e Urias, Barilari diz que o Rei acaba passando por cima de dois mandamentos: cobiça a mulher do próximo e coloca um de seus melhores soldados na linha de frente na batalha para a conquista de Jerusalém. O soldado, no caso, é Urias.

- O Davi é o mentor intelectual da morte de Urias. Em função disso, ele é imediatamente castigado com a gravidez da Bate-Seba, no nascimento do filho deles.

Com o pecado cometido por Davi, o reino entra em absoluta destruição, como se fosse um castigo vindo de Deus. O ator acredita que a grande sacada dos autores foi dar força a um herói trágico, que é Davi, que com seus pecados abre comportas do mal, que invadem o âmbito social, do Estado e do coletivo.

Na minissérie, os autores decidiram que Urias saberia da traição de sua esposa antes de morrer. Urias é informado por ela, que foi traído e que ela estava grávida do Rei. A cena mais forte para Barilari é a revelação de Bate-Seba.

- O Urias é informado, só que com sua lealdade e seus princípios tão sólidos ele acaba perdoando. Ele é um cara de uma elevação espiritual incrível, o que me permite dizer que o Urias seja o grande herói da minissérie, fiel a seus princípios e que é capaz de perdoar.

Urias é observado por Aitofel

Sobre o papel de interpretar um personagem de uma história bíblica, o ator diz que todo trabalho em que ele possa aprender e se expor a coisas que antes não sabia, lhe interessa. Ele complementa dizendo que se não fosse o trabalho, não iria conhecer as lutas com espadas, tiro com arco e flecha e as lutas com lança.

Para Barilari, o momento mais prazeroso das gravações é a reunião com o elenco da minissérie. Ele diz que conheceu novos amigos e que teve grandes surpresas de outras pessoas que não tinha muito contato. Sobre a sua parceira em algumas cenas, Renata Domínguez, que interpreta Bate-Seba, ele só tem elogios a fazer.

- A Renata é o tipo de atriz que comunga comigo de algumas posturas. Ela é muito atenciosa e entende que ensaiar, passar o texto, não diminui o frescor da cena. E eu adoro dividir as cenas com alguém que pensa como eu.

O sucesso da minissérie é esperado por todos do elenco e, para o ator, não é diferente. Ele acredita no sucesso absoluto de Rei Davi, principalmente com a qualidade com que as cenas estão sendo gravadas.

- Acho que todos nós do elenco ficamos comovidos com as cenas que vimos na coletiva, ficamos espantados com a qualidade das cenas.

Você reconhece o personagem pelo acessório? Faça o teste e descubra!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
1

Ele é rei durante um período. Quem é?

Acompanhe Rei Davi de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record!