Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jonatas é “riquíssimo, cheio de contrastes e repleto de virtudes” diz o ator Cláudio Fontana

Notícias

Jonatas é “riquíssimo, cheio de contrastes e repleto de virtudes” diz o ator Cláudio Fontana

Ator conta que Saul e Jonatas vão morrer juntos em uma das mais lindas cenas de batalha

Michel Ângelo/Record

Claudio Fontana é quem dá vida a um dos personagens mais significativos da história do Rei Davi. Apesar das referências históricas da bíblia, o ator define o Jonatas que foi composto pela autora Vivian de Oliveira, como um personagem riquíssimo. Um herói trágico, com qualidades e muitos defeitos.

-Descreveria Jonatas como um herói trágico, com qualidades como a generosidade, a paixão e o amor por sua mulher Selima (o que não era normal na época entre os casais), o perdão (apesar dos erros de seu pai Saul); mas também defeitos como a rejeição inicial a seu filho Mefibosete (por ter "matado" Selima ao nascer), conta o ator em entrevista ao site oficial de Rei Davi.

Jonatas rejeitou completamente Mefibosete, seu filho, após a morte de Selima no parto, fazendo com que o ator explorasse um lado ainda não conhecido de seu personagem.

-Eu criei um Jonatas humano, versátil, cheio de contrastes e emoções. A cada cena meticulosamente produzida e dirigida eu me emocionei e me entreguei como em nenhum outro trabalho anterior. Como ator, sinto orgulho do resultado. E olha que sou bem crítico, viu? [risos]

E claro que está orgulhoso, ainda mais com o sucesso que a minissérie está fazendo. O ator adianta que Jônatas enfrentará sentimentos contraditórios de revolta, de muita dor, de perdão, de crescimento e maturidade espirituais e de devoção a seu pai nos próximos capítulos da minissérie.

A última novela de Fontana foi no ano de 2008. Fora das telinhas, quando recebeu o convite para fazer parte de Rei Davi, o ator ficou em dúvida. Havia outra proposta em questão e a escolha foi feita de uma forma pra lá de incomum.

O ator conta que em um dia ensolarado, foi correr na praia e tropeçou em uma garrafa transparente que dentro continha uma mensagem. Ao abrir, encontrou um dos salmos escrito por Davi há 3.000 anos.

- "É um mapa do tesouro", pensei. "Estou rico!". Ao abrir a garrafinha, sob meus olhos estava um Salmo de Davi impresso em letras de computador. Era minha escolha. Era o meu tesouro sim. Acho que alguém decidiu por mim que era hora do Claudio conhecer o Jonatas. E esse alguém estava mesmo certo!

Leia a entrevista completa e saiba como ficará a relação de Mefibosete com seu pai Jonatas e mais: Saul e Jonatas  morrerão juntos lutando em uma das cenas mais lindas da minissérie:

R7 - Como está sendo, para você, como ator, trabalhar em uma minissérie tão rica quanto Rei Davi?
Claudio Fontana -
O diretor Edson Spinello me pediu ao iniciarem as gravações que eu o surpreendesse, que eu saísse da minha "zona de conforto" na atuação, que eu arriscasse e fizesse um trabalho completamente diferente dos que já havia feito em meus 20 anos de TV. Graças a esse estímulo, eu criei um Jônatas humano, versátil, cheio de contrastes e emoções. A cada cena meticulosamente produzida e dirigida eu me emocionei e me entreguei como em nenhum outro trabalho anterior. Como ator, sinto orgulho do resultado. E olha que sou bem crítico, viu? [risos]

Jonatas entra em completo desespero ao saber que Selima morreu ao dar a luz

R7 - O Jonatas chegará a lutar ao lado de Davi na minissérie, mesmo contra a vontade de seu próprio pai?
Fontana -
Não. Jonatas alerta Davi sobre as intenções de Saul em querer matá-lo e instiga o amigo a fugir, a se salvar, mesmo sabendo que Davi subirá ao trono que um dia seria de Jônatas. O que torna o personagem lindo é que ao mesmo tempo em que Jonatas é leal a Davi, ele ama seu pai e nunca irá deixar de lutar a seu lado. Pai e filho (Saul e Jônatas) morrerão juntos lutando em uma das cenas mais lindas da minissérie.

R7 - Com a morte de Selima, o que você acha que Jonatas aprendeu?
Fontana -
Imediatamente após a morte de Selima, Jônatas se transforma, se revolta, deseja a morte do filho, mas aprende que o poder dos homens é efêmero, não controlamos nosso destino. A perda de Selima faz com que Jônatas sofra e com o sofrimento cresça como ser humano, perdoe seu filho, passe a amá-lo e através de seu filho Mefibosete faça as pazes com seu pai Saul.

R7 -Como ele lidará com Mefibosete? Eles terão uma boa relação mais para frente?
Fontana - Após a rejeição inicial, Jônatas passará a ser um pai amoroso vendo nos olhos do filho os olhos da única mulher que realmente amou.

R7 - O que você pode dizer para o público?
Fontana -
Gostaria que acompanhassem os próximos capítulos quando Jônatas enfrentará sentimentos contraditórios de revolta, de muita dor, de perdão, de crescimento e maturidade espirituais e de devoção a seu pai. Quero dizer que faço TV geralmente de 3 em 3 anos. Tenho me dedicado mais ao teatro. Em 2011, aceitei um convite para uma outra novela que acabou sendo cancelada e transformada em uma minissérie. Foi quando coincidentemente recebi o convite para interpretar Jônatas. Confesso que fiquei em dúvida sobre qual projeto aceitar.

R7 – E como você decidiu?
Fontana –
Aconteceu uma coisa muito engraçada. Foi correndo em um lindo dia de sol numa praia deserta que tropecei em uma garrafa transparente tampada com um rolinho branco de papel amarrado por uma fita vermelha. "É um mapa do tesouro", pensei. "Estou rico". Ao abrir a garrafinha, desamarrar e desenrolar o papelzinho, sob meus olhos estava um Salmo de Davi impresso em letras de computador. Era minha escolha. Era o meu tesouro sim. Acho que alguém decidiu por mim que era hora do Claudio conhecer o Jônatas. E esse alguém estava mesmo certo!

Você reconhece o personagem pelo acessório? Faça o teste e descubra!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
1

Ele é rei durante um período. Quem é?

Acompanhe Rei Davi de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record!