Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seus filhos brigam muito? Veja dicas para controlar o ciúme dentro de casa!

Especialista revela que brigas são comuns e aponta soluções para amenizar 

|Do R7

Brigas entre irmãos são comuns, mas dicas podem ajudar a amenizar
Brigas entre irmãos são comuns, mas dicas podem ajudar a amenizar Brigas entre irmãos são comuns, mas dicas podem ajudar a amenizar

Bom dia! Seus filhos brigam muito por ciúme?

Especialistas afirma que é normal que isso exista dentro de casa, mas algumas dicas podem ajudar a controlar e acalmar os ânimos.

A psicóloga Sabrina Martinelli, da Matéria Prima Saúde e Educação, garante que pequenas atitudes podem gerar maior tranquilidade para os pais.

— Muitas vezes, a criança sente ciúmes por achar que o outro foi beneficiado, que a atenção recebida foi diferenciada.

Publicidade

Sabrina diz que os mais velhos costumam sentir mais ciúmes.

— O cuidado que um bebê exige é maior e, muitas vezes, o outro se ressente por conta disso. Até então era tudo para ele e, de repente, chega alguém e toma esse espaço.

Publicidade

Estudo diz que brigas entre irmãos podem trazer problemas. Veja dicas para melhorar a relação!

Veja abaixo algumas dicas para melhorar a relação entre as crianças.

Publicidade

Diversão para todos

Fazer brincadeira e atividades que unam as crianças é fundamental. E lembre-se que você precisa de coisas que atendam às idades diferentes, que faça todas ficarem interessadas.

Nunca compare

"Comparar é a pior coisa que os pais podem fazer", diz a psicóloga Sabrina Martinelli. Para ela, o ideal é nunca inferiorizar. "Quando a mãe fala 'Olha como seu irmão é bonzinho', ela quer dizer 'Olha como você é ruim' e isso a criança entende, com certeza". Respeitar a personalidade de cada um é essencial e frases como "seu irmão nunca fez isso" podem gerar comparações que fazem as crianças terem raiva sem necessidade.

Mostra a importância dos irmãos

É sempre bom deixar claro que o amor de irmão é especial e único. No caso das famílias que acabaram de ter outro filho, os mais velhos devem ser inseridos em tudo e não deixados de lado. "Você pode dar alguma tarefa que faça ele se integrar, se sentir parte dessa relação. Então ajudar no banho, a mãe lava a cabecinha e ele os pezinhos e por aí vai", exemplifica Sabrina.

Regras claras

Explicar tudo também é uma atitude importante. "Algumas pessoas acham que criança não entende, mas você deve falar com elas. O diálogo é fundamental para tudo", diz Sabrina. Deixe claro tudo o que ela pode ou não fazer e explique os motivos.

Dar bronca?

Quando a criança fizer algo errado, é preciso tomar cuidado antes de brigar com ela. "Às vezes, o irmão mais velho quer fazer um carinho no pequeno, mas chega com muito entusiasmo e enfia o dedo no olho dele, que começa a chorar. Algumas mães se desesperam e já saem gritando 'Olha o que você fez com o seu irmão, você machucou ele', mas não é bem assim". Aqui também vale explicar tudo com calma, dizendo os motivos para que a criança não repita aquilo.

Nada de se descontrolar

Assim como na dica acima, o ideal é levar tudo com o máximo de tranquilidade possível. As brigas são normais, recorrentes e só com o tempo vão melhorando. Não adianta achar que tem algo errado com as crianças e ficar brigando com elas toda hora.

Aproximação

Existem crianças que não demonstram o que sentem e elas também precisam de atenção. "Independente de demonstrar ciúmes ou não, é preciso fazer algo que aproxime os filhos".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.