Entretenimento Veja 7 dicas para deixar sua relação familiar mais leve

Veja 7 dicas para deixar sua relação familiar mais leve

Nem sempre conviver com os familiares é a melhor coisa do mundo, não é mesmo?

Deixe sua relação familiar mais leve em 7 passos

Não existe mágica, nem segredo para melhorar o convívio em família

Não existe mágica, nem segredo para melhorar o convívio em família

Getty Images

Bom dia! O bom convívio familiar se dá pelo contato afetivo, não só pelo laço de sangue que une as pessoas.

Mas, mesmo considerado a base para qualquer interação social, o relacionamento em família nem sempre é o melhor.

Usar o bom-senso pode ser um caminho para melhorar as conversas e deixar o dia a dia mais leve. 

Mas falar é fácil, não é mesmo? 

Difícil é contornar situações constrangedoras e que deixam a relação em família cada vez mais "pesada".

Veja 7 dicas abaixo e descubra como tornar o dia a dia mais leve com os familiares:

1) Usar a regra do bom-senso

"O que sempre vale é a regra do bom-senso. Tocar no assunto, se for chato, de forma calma e não resolver nada no calor da situação. Até por que, se for de outra maneira, o diálogo não é estabelecido”, aponta Sabrina Martinelli, psicóloga do consultório Matéria Prima Saúde e Educação.

2) Manter a empatia pelo próximo ativa

Que é bem complicado se relacionar todo mundo sabe. Então, para isso, é importante compreender melhor o conflito e saber como você está se sentindo, para que a comunicação seja de igual para igual. "A gente tem que lembrar que as pessoas vivenciam as situações de forma diferente e respeitar o tempo do outro", aponta a psicóloga Deborah Oliveira, de São Paulo. Nessas horas, manter a empatia pelo outro como prioridade é uma dica!

3) Tente se aproximar de forma saudável

Tentar se aproximar das pessoas de forma saudável até em coisas banais, do dia a dia, pode melhorar o relacionamento em casa, e fora dele. Então, aposte na calma, no diálogo e na objetividade em família!

4) Não leve as coisas tão a sério assim...

Que tal, mesmo depois de uma situação desagradável, reconhecer que exagerou? Cumprimente seus pais ou seus filhos quando os virem se possível, com um sorriso, sem levar os problemas tão a sério. Seu dia começará diferente dessa maneira e o da pessoa que o receber também.

5) Respeito acima de tudo

É fundamental para qualquer relacionamento seja ele em família ou não. Sem ele, as relações ficam cada vez mais invasivas e, então, desgastadas. Uma atitude que pode ajudar a fazer do respeito algo incorporado à relação é respeitar o espaço de cada um e agir com prudência, sempre

6) Seja tolerante com defeitos

Afinal, ninguém está livre deles. Não aponte seu dedo, mas tente compreender e, porque não, ajudar a quem os tem e também pedir ajuda para amenizar os seus? A ideia é conhecer melhor que está ao seu lado sem julgamentos.

7) Olhe sempre para o lado bom!

Veja as qualidades dos integrantes de sua família e os incentive a crescer cada vez mais positivamente. O estímulo positivo transforma as pessoas de tal maneira que tudo a seu redor fica mais alegre e harmonioso.