Viagens Riviera Nayarit encanta pelas cores vibrantes e belezas naturais 

Riviera Nayarit encanta pelas cores vibrantes e belezas naturais 

Novo destino no México atrai com praias paradisíacas e hotéis luxuosos 


Para chegar a incrível praia de Las Marietas, você vai precisar de quase uma hora de barco. Mas o esforço vale a pena!

Para chegar a incrível praia de Las Marietas, você vai precisar de quase uma hora de barco. Mas o esforço vale a pena!

Foto: Divulgação/Vallarta Adventures

Cheguei ao aeroporto da Cidade do México por volta das 11h. Com sono, depois de 10 horas de voo, e nervosa, por estar num país desconhecido, fiquei na fila da imigração esperando que o carimbo do passaporte fosse feito rápido. Me assusta a hipótese de ficar presa e sozinha longe de casa.

Depois de cinco minutos, fui encaminhada a um senhor com roupa de oficial e olhos bem azuis. Pergunta meu nome, erra a pronúncia, claro, e fica feliz em saber que sou brasileira e que estou ali pela primeira vez. Trata de carimbar o documento e, com simpatia, diz: "Eres una niña muy bonita, gracias a sus padres". E assim fui recebida, da melhor maneira, com um sorriso.

Meu destino a partir dali seria Riviera Nayarit, costa ao oeste do país que fica próxima ao aeroporto de Puerto Vallarta, no Estado de Jalisco que, além de belos hotéis e povoados cheios de cores e sabores, tem praias paradisíacas. Pisando em solo litorâneo, tive a sensação de viver numa temperatura acima de 34 graus. Vento? Esqueça! Aqui se você não usa protetor solar pode mudar o tom de pele em horas.

Visitando os vários povoados turísticos do local, entre eles San Pancho, San Blass, Bucerias e Sayulitas, notei que homens, mulheres e crianças têm uma certa timidez charmosa ao falar com as pessoas, principalmente estrangeiros. É muito perceptivo que aqueles sorrisos, ora escondidos, ora explícitos, demonstram prazer em ajudar e servir aos que estão ali afim de conhecer uma cultura tão rica e diferente.

Mexicanos falam com sorriso e vivem sorrindo. Quando eu me apresentava e dizia que era brasileira, eles ficavam felizes em perceber que a nossa conversa, mesmo com idiomas distintos, poderia ser mais fácil e, claro, nenhum deles perdia a oportunidade de fazer piada com a derrota do Brasil na Copa deste ano. Eu, sempre sem graça, mas com bom humor, dizia: "Prefiro esquecer...rs"

Mães, assim como as brasileiras, são extremamente carinhosas com os filhos. Crianças são sempre educadas e dizem "Buenos dias" quando você passa. Homens apertam sua mão com força, te abraçam e beijam como se fossem melhores amigos.

Uma dica aos futuros visitantes: prove chilli, mesmo que não goste, isso mostra que você está animado em conhecer a cultura. Serão muitos motivos para rir com eles quando sua boca começar a arder. Eles sempre vão te dizer que o chilli é fraco e que você irá acostumar com o sabor. Foi o que aconteceu, depois de algum tempo eu já conseguia ter a sensação que eles tanto comentam: "não é pra sofrer com isso, para nós é o que dá sabor ao alimento, sem chilli tudo fica sem graça"

Sem dúvida, é um país rico, cheio de história e cores infinitas que deixam os olhos em alerta o tempo todo. As casas ficam com as portas abertas, as frutas são frescas, o calor é intenso e as palavras cantadas. E o sorriso é ardido, assim como a pimenta que tempera o dia a dia.

Francine Costanti viajou a convite do Escritório de Turismo e Convenções da Riviera Nayarit

Hoteis de Riviera são um luxo só!

As viagens mais legais estão a um clique