Afródromo começa com atraso e falta de público
Desfile reuniu blocos afro no Campo Grande, no centro de Salvador
Carnaval 2014|Do R7
Homenageados por este Carnaval 2014, os blocos afro invadiram o Afródromo, no circuito Campo Grande, em Salvador, neste domingo (2). A festa avançou pela madrugada desta segunda (3). Contudo, começou com atraso de mais de duas horas e teve falta de público.
Segundo a prefeitura soteropolitana, "o Afródromo, chegou para levar toda música, cultura e tradição dos blocos afro, índio e afoxé em destaque no circuito do Campo Grande". Leia a reportagem especial sobre a polêmica.
Apesar da promessa de destaque, a plateia do circuito estava bem mais vazia do que quando passaram os blocos de trio de axé.
Afoxés e blocos afro tradicionais desfilaram, como os Filhos de Gandhy, que existe desde 1949 e tem 15 mil associados, e que transformou a avenida em um tapete branco. O Muzenza, surgido no bairro da Liberdade em 1981, trouxe também sua batida inconfundível.
Carlinhos Brown puxou o Apaxes do Tororó e sua percussão, que em 2014 comemora 45 anos. Ele comentou a iniciativa do Afródromo, idealizada por ele, em comunicado divulgado pela Prefeitura de Salvador.
—A expectativa é a melhor possível. Todas estas entidades estão aqui para receber o carinho e o conforto que a gente não esperava encontrar na avenida. O Carnaval agora está muito melhor.
Ainda segundo a Prefeitura de Salvador, "o Afródromo tem o intuito de dar maior visibilidade aos blocos afro no Carnaval, que ficavam restringidos a horários tardios e sem repercussão na grande mídia"
Além do desfile deste domingo (2), o Afródromo tem mais dois dias de programação, sempre a partir das 18h30, no circuito do Campo Grande. Veja os blocos que ainda vão desfilar:
Segunda-feira (3)
Ilê Aiyê (Band’áiyê)
Muzenza (Banda Muzenza)
Malê Debalê (Banda Malê)
Okambi (Jorjão Bafafé / Banda Okambí Afro Pop)
Comboio Africano
Terça-feira (4)
Cortejo Afro (Banda Cortejo Afro)
Filhos de Gandhy (Banda Show Gandhy)
Filhas de Gandhy (Banda Filhas de Gandhy)
Comboio Africano
Comache do Pelô (Pagode da Mulher Solteira / Banda Show Comanche / Jorginho Commancheiro)