Viradouro é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro

Escola conquistou segundo título no Grupo Especial com o enredo sobre as Ganhadeiras, mulheres guerreiras e descendentes de escravas

Viradouro conquistou o título pela segunda vez

Viradouro conquistou o título pela segunda vez

Riotur/Flickr

A escola de samba Unidos do Viradouro é a campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro de 2020. Este é o segundo título da agremiação, que foi a segunda a entrar no sambódromo na madrugada de domingo (23) para segunda-feira (24). O samba-enredo da vencedora foi "Viradouro de alma lavada".

O tema escolhido pela escola e assinado pelos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira exaltou as Ganhadeiras, mulheres de fibra e descendentes de escravas que lutaram para construir o Brasil.

Desde o início da apuração lutando pelas primeiras posições, a Viradouro deixou a Grande Rio, uma das principais concorrentes escapar no quesito Comissão de Frente, terceiro a ser lido pelos jurados. No entanto, na reta final, em Evolução, penúltima nota, a escola assumiu a liderança e não saiu mais de lá. 

Além da Viradouro, Grande Rio (2ª colocada), Mocidade Independente de Padre Miguel (3ª), Beija-Flor de Nilópolis (4ª), Salgueiro (5ª) e Mangueira (6ª) se apresentam no desfile das campeãs no próximo sábado (28). 

Na última e penúltima colocação, as escolas União da Ilha do Governador e Estácio de Sá foram rebaixadas para a Série A, o equivalente à segunda divisão ou Grupo de Acesso do carnaval carioca.

Sobre a apuração

As escolas acompanharam a apuração na Praça da Apoteose, na tarde de hoje (26). A ordem dos quesitos lidos foi: Fantasia, Samba-Enredo, Comissão de Frente, Enredo, Alegorias e Adereços, Bateria, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Evolução e, por fim, Harmonia.

As avaliações, decimais e de 9.0 a 10, foram feitas por cinco jurados em cada quesito, tendo sido descartadas as maiores e menores notas, enquanto o critério de desempate escolhido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) foi Harmonia, e o segundo Evolução.

Desde o início entre as primeiras, Viradouro, Grande Rio e Beija-Flor seguiram firmes na liderança até o quesito Enredo, em que a escola de Caxias  se isolou. 

Em Bateria, quando havia se aproximado da Grande Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel, tradicionalmente reconhecida neste quesito, perdeu pontos e não conseguiu alcançar a então líder.

Já na penúltima categoria avaliada, Evolução, a Grande Rio não recebeu qualquer nota 10 e perdeu o primeiro lugar para a Viradouro, que acabou conquistando o título.