Show de 25 anos da Banda Missionários do Blues reúne cerca de 1.200 pessoas
A banda ribeirão-pretana Missionários do Blues completou 25 anos de estrada
Cartão de Visita|Do R7
A banda ribeirão-pretana Missionários do Blues completou 25 anos de estrada. Para comemorar, o grupo - que é uma das principais referências do estilo na cidade - realizou um show especial, gratuito, no dia 26 de agosto, na sede da ARFUSP (Associação Ribeirão-pretana dos Funcionários da USP). Cerca de 1.200 compareceram ao evento, que teve gravação ao vivo e participações especiais, entre eles, o baixista Paulo Romani e o bluesman paulistano Martini, um dos pioneiros do blues no Brasil.
A banda se apresentou no formato big band, com cantor, duas guitarras, teclado, gaitas, baixo, bateria, sessão de metais e trio de backing vocals. Além da formação atual, o show reuniu também antigos integrantes, entre eles, o guitarrista Danilo Verissimo e o tecladista Sidney Bissoli, fundadores do grupo.
O show foi gravado ao vivo e será disponibilizado, até o final do mês de setembro em todas as plataformas de streaming de forma gratuita e por tempo indeterminado. Incentivando a economia criativa e estimulando o potencial cultural da cidade, cerca de 120 pessoas trabalharam no show, de forma direta, entre músicos, equipe de produção e suporte.
O projeto “Missionários do Blues 25 anos” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio do Edital 38/2021 do ProAC (Programa de Ação Cultural) e da Seção de Atividades Culturais da USP Ribeirão Preto.
Sobre a banda
A banda Missionários do Blues surgiu em setembro de 1997, quando um grupo de alunos da USP (Universidade de São Paulo) se reuniu para uma apresentação no projeto “Músicos em Grupo”, realizado na Capela da USP, em Ribeirão Preto. Pouco tempo depois, a banda se profissionalizou e passou a se apresentar em casas noturnas de Ribeirão Preto e região.
Ao longo de seus 25 anos de estrada, os Missionários do Blues já se apresentaram em várias cidades do interior do Estado de São Paulo, levando o blues nacional a diversas plateias, seja em casas noturnas, teatros, eventos universitários e festivais do gênero. Em 2011, graças ao apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), lançou o CD “Missionários do Blues - vol.01”, com canções compostas por integrantes do grupo. Atualmente, a banda é formada por Fabrício Chabusco (vocais), Danilo Verissimo e Samir Issa (guitarras), Sidney Bissoli (teclados), Henry Blues Boy (gaitas), Fabiano Rangel (baixo), Danilo França (bateria), Jorge Nascimento (sax tenor), Mauro Zacharias (trombone), Mário Nescau (trompete), Fernanda Cecchi, Fernanda Marx e Ritinha Ignácio (backing vocals).
Ribeirão e o Blues
O Festival Internacional de Blues, realizado em 1989 na Cava do Bosque em Ribeirão Preto, apresentou um estilo musical até então pouco conhecido no Brasil: o blues. Grandes nomes do gênero, como Buddy Guy, Albert Collins, Magic Slim, Junior Wells, Etta James, entre outros, e artistas brasileiros em início de carreira, como o bluesman paulistano André Cristovam e a banda carioca Blues Etílicos, lotaram a Cava do Bosque durante os cinco dias de realização do evento.
Devido à receptividade do público ribeirão-pretano, a cidade foi incluída no circuito nacional de shows de blues e passou a receber com frequência artistas internacionais, que se apresentavam na cidade em suas vindas ao Brasil, e grupos nacionais de blues, sempre com ótimo público. Essa somatória de grande público e boas atrações inseriu a cidade no circuito de grandes shows, propiciou o surgimento de bandas locais e deu a Ribeirão Preto o título de “Capital Nacional do Blues”’