Cinema e Séries Filme de ficção científica 'Duna' lidera com 11 indicações ao Bafta

Filme de ficção científica 'Duna' lidera com 11 indicações ao Bafta

Filme, que é uma adaptação do romance de Frank Herbert, fala sobre batalha intergaláctica para controlar um recurso precioso

Reuters - Entretenimento
'Duna'

'Duna'

Divulgação

O filme épico de ficção científica Duna, uma adaptação gigantesca do romance de Frank Herbert de 1965, liderou as indicações ao Bafta (British Academy Film Awards) nesta quinta-feira (3), garantindo 11, seguido do drama de faroeste Ataque dos Cães, com oito.

Belfast, a comédia dramática em preto e branco semi-autobiográfica de Kenneth Brannagh, ambientada no início das três décadas de conflito na Irlanda do Norte, recebeu seis indicações na principal premiação do cinema britânico.

Todos os três filmes concorrerão à categoria de melhor filme na premiação, conhecida como Bafta, ao lado do conto de amadurecimento Licorice Pizza e Não Olhe para Cima, que faz um alerta humorístico sobre questões climáticas.

O filme de James Bond 007 - Sem Tempo para Morrer, um remake de Amor, Sublime Amor e Licorice Pizza receberam cinco indicações cada.

"É uma lista de indicações incrivelmente empolgante, 48 filmes diferentes foram indicados este ano", disse o presidente do Bafta, Krishnendu Majumdar, à Reuters.

"A principal coisa a destacar é a amplitude e a diversidade das histórias. Filmes realmente diferentes foram indicados não apenas em termos de gênero, mas também quem está neles e quem os está produzindo."

Metade dos indicados a melhor diretor deste ano são mulheres: Jane Campion por Ataque dos Cães, Audrey Diwan por Happening, um drama francês sobre aborto ilegal na década de 1960, e Julia Ducournau pelo terror Titane.

Aleem Khan (After Love), Ryûsuke Hamaguchi (Drive My Car) e Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza) completam a lista.

Com um elenco renomado, Duna, que fala sobre uma batalha intergaláctica para controlar um recurso precioso, também está concorrendo a melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor fotografia ao lado de outras categorias criativas e técnicas.

As principais atrizes indicadas são Lady Gaga pelo drama de moda Casa Gucci, Alana Haim por Licorice Pizza, Emilia Jones por No Ritmo do Coração, uma história de amadurecimento sobre o único membro não surdo de uma família, e Renate Reinsve pelo drama romântico The Worst Person in the World.

Também estão indicadas Joanna Scanlan por interpretar uma viúva que descobre um segredo devastador em After Love e Tessa Thompson por Identidade, um filme sobre identidade racial.

Os indicados a ator principal incluem Benedict Cumberbatch por sua interpretação de um fazendeiro dos anos 1920 em Ataque dos Cães, Leonardo DiCaprio por interpretar um astrônomo desesperado para salvar o planeta em Não Olhe para Cima e Will Smith por interpretar o pai das irmãs tenistas campeãs Venus e Serena Williams em King Richard: Criando Campeãs.

O ator Adeel Akhtar, de Ali & Ava, Mahershala Ali (Swan Song) e Stephen Graham (Boiling Point) completam a lista.

A cerimônia do Bafta será realizada presencialmente no dia 13 de março, em Londres. No ano passado, o evento foi virtual devido à pandemia. 

Últimas