Cinema e Séries Melhor razão para ver 'Pinóquio' é a comovente atuação de Tom Hanks

Melhor razão para ver 'Pinóquio' é a comovente atuação de Tom Hanks

Live-action dirigida por Robert Zemeckis perde a magia ao tentar se aproximar do estilo do desenho animado de 1940

Agência Estado - Variedades
'Pinóquio' estou nesta quinta-feira (8)

'Pinóquio' estou nesta quinta-feira (8)

Divulgação/Disney

Dando continuidade a uma série de remakes live-action, de A Bela e a Fera a O Rei Leão, a Disney finalmente chegou a Pinóquio, disponível em serviço de streaming. É algo discutível se algum desses filmes fez muito para melhorar os originais, e empreender Pinóquio apresenta desafios particulares. Mais urgente: o que dizer de Pinóquio? Bom garoto, um pouco de madeira. Mas, se estamos sendo honestos aqui, ele sempre foi um fracasso.

Você escala um jovem ator para interpretar o boneco que uma vez ganhou vida? Com alguns artistas de carne e osso (Tom Hanks, Cynthia Erivo) e alguns personagens digitalizados, o diretor Robert Zemeckis usou imagens de computador para aproximar Pinóquio (dublado por Benjamin Evan Ainsworth) do estilo e do tom vocal do desenho animado de 1940. O efeito é uma estranha fusão de falso e real que se esforça para encontrar qualquer magia no meio. Este Pinóquio, infelizmente, não é um menino de verdade.

É também uma das duas adaptações do conto de fadas que estreiam neste semestre. Até dezembro, chega uma versão stop motion de Guillermo del Toro para a Netflix. Os diretores são ambos mágicos e certamente terão visões radicalmente diferentes do velho conto italiano. Em breve, poderemos compará-los, nariz a nariz.

Destaque

A melhor razão para ver Pinóquio é, sem surpresa, Hanks, que empresta uma melancolia comovente a Gepeto. É um marco do desempenho do astro – como outra atuação com sotaque europeu, o empresário de Presley, Tom Parker, em Elvis.

Há momentos, ainda, que lembram os poderes consideráveis de Zemeckis, como quando o Grilo Falante flutua graciosamente, ou quando a criatura parecida com uma baleia engole Pinóquio.

Últimas