Oscar 2023

Cinema e Séries Um ano após tapa no Oscar, Chris Rock faz piada e Will Smith perde credibilidade e projetos

Um ano após tapa no Oscar, Chris Rock faz piada e Will Smith perde credibilidade e projetos

O que aconteceu com os protagonistas do momento mais marcante do Oscar de 2022

  • Cinema e Séries | André Barbeiro, Do R7

Will Smith deu tapa em Chris Rock no Oscar 2022

Will Smith deu tapa em Chris Rock no Oscar 2022

REX Features/Shutterstock /The Grosby Group

O Oscar de 2022 vai ser sempre lembrado pelo tapa que Will Smith deu em Chris Rock durante a cerimônia. Um ano depois, saiba o que aconteceu com os protagonistas daquele momento icônico.

O que rolou?

Na cerimônia da 94ª edição do Oscar, em 27 de março de 2022, Chris Rock foi chamado ao palco para anunciar quem havia levado a estatueta de Melhor Documentário. Durante a apresentação, o humorista fez piada sobre o cabelo de Jada Smith, mulher de Will Smith, e o ator não conseguiu se conter. Ele subiu ao palco e deu um tapa no comediante. 

Jada foi comparada pelo comediante com a protagonista do filme Até o Limite da Honra, por causa do cabelo raspado. Após esbofetear Chris, Smith voltou ao lugar em que estava sentado e ordenou aos gritos: "Tire o nome da minha mulher da p**** da sua boca".

Aproximadamente 20 minutos depois do episódio inesperado da premiação, Smith ganhou o Oscar de Melhor Ator por King Richard: Criando Campeãs. Durante os agradecimentos ao prêmio, ele chorou, reconheceu que para a profissão, muitas vezes, ele é obrigado a superar ofensas e explicou que o amor pode levar as pessoas a fazer loucuras.  

Tudo isso aconteceu ao vivo, durante a maior premiação de cinema do mundo. Depois do tapa, todas as homenagens e estatuetas entregues ficaram ofuscadas. O único assunto em voga era a bofetada que Chris Rock levou de Will Smith por fazer piada com o cabelo de Jada. 

Fizeram as pazes?

Todo ano ocorre uma festa pós-Oscar e em 2022 não poderia ser diferente. Em entrevista à revista Variety, o rapper Sean Diddy Combs revelou que, em evento após a premiação, o ator e o humorista haviam feito as pazes: "Já acabou. Posso confirmar isso. É tudo amor. Eles são irmãos".

A Academia não deixou passar

No dia seguinte ao da polêmica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não deixou o caso passar despercebido. A organização do evento decidiu apurar o episódio inesperado. "A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia da noite passada. Começamos oficialmente uma investigação formal do incidente e vamos analisar ações e consequências de acordo com nossas regras, códigos de conduta e as leis da Califórnia", afirmou a instituição em comunicado oficial.

Ator se arrependeu

 Will publicou um pedido de desculpa oficial no Instagram um dia após a polêmica. Na postagem, o ator explica por que reagiu daquela forma. "Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente."

Will foi expulso da Academia?

No dia 30 de março de 2022, a Academia emitiu um comunicado oficial em que informava que já havia aberto um procedimento disciplinar contra Will Smith e ainda explicou que, após o tapa, o ator foi convidado a se retirar da cerimônia, mas se recusou. Em entrevista a um programa matinal, em 2 de abril de 2022, o produtor Will Packer, um dos responsáveis pelo evento, explicou que não participou das decisões referentes a Will durante a cerimônia, mas foi informado de que ele seria removido à força do teatro.

Chris, entretanto, pediu que Smith não fosse expulso da cerimônia e decidiu não prestar queixa por agressão, apesar de a polícia já estar no local preparada para prender o ator caso o comediante quisesse.

Tendo o lugar na Academia em apuros e com possível impacto devastador na carreira, Will Smith decidiu renunciar à posição de membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, no dia 1º de abril. "Estou de coração partido. Quero jogar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema", explicou em comunicado oficial. 

A Academia baniu o ator por dez anos da cerimônia do Oscar. Caso ele seja indicado a um prêmio ou ganhe, não poderá comparecer ao evento de forma presencial ou virtual. Segundo o jornal The Sun, Will teria se internado para tratar problemas psicológicos que o levaram a cometer a ação. 

A carreira de Will foi para o espaço?

Segundo o site The Hollywood Reporter, Bad Boys 4 teve a continuação paralisada. Will teria recebido 40 páginas do roteiro do novo filme da franquia antes da cerimônia do Oscar e o longa estava sendo produzido pela Sony. Outra produção com o nome do ator como foco teve o mesmo fim trágico. Fast and Loose ficou em stand-by.

Mas a carreira do astro não chegou ao fim. Apesar de a repercussão do tapa ter tomado tamanha proporção, alguns analistas acreditam que a carreira do ator não está com os dias contados.

O site explicou que conversou com pessoas influentes da Academia e da indústria cinematográfica e elas disseram que a carreira do ator, de 53 anos, poderia continuar normalmente, sobretudo considerando longa a trajetória dele, mas que isso dependeria do que acontecesse dali para a frente.

Recentemente, um novo filme do ator foi aos cinemas. Para o sucesso de Emancipation: uma História de Liberdade, baseado em uma história real, Will pediu aos fãs: “Espero que o Antoine (Fuqua, diretor), que provavelmente fez o melhor trabalho de sua carreira, e toda a equipe do filme não sejam penalizados pelas minhas atitudes, até porque esta é uma história importante”.

Chris Rock se pronunciou sobre o ocorrido?

Em março de 2023, passado quase um ano do tapa que levou de Will Smith, Chris Rock decidiu comentar o ocorrido. Em stand-up que gravou para plataforma de streaming, o humorista fez piada com a situação: "A coisa que as pessoas querem saber... Doeu? Ô se doeu!". 

Após a cerimônia do Oscar, no dia 30 de março de 2022, o humorista tinha show marcado e as vendas foram às alturas depois do tapa. Contudo, Chris resolveu não se pronunciar. Em todos os lugares em que era questionado, ele afirmava que não falaria do assunto, até o dia 2 de março de 2023.

Equipe de Oscar se previne de novo tapa

Para se proteger de novos tapas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou, pela primeira vez, uma equipe de crises para responder a qualquer contratempo ou contê-lo na cerimônia do Oscar 2023. "Esperamos estar preparados para qualquer coisa. Por causa do ano passado, abrimos nossa mente para as muitas coisas que podem acontecer no Oscar", disse o presidente-executivo da Academia, Bill Kramer, à revista Time.

A organização do Oscar, porém, não divulgou muitos detalhes sobre como a equipe será composta ou como ela reagirá. Smith não estará presente, devido à proibição de dez anos, e a segurança do Teatro Dolby é reforçada, com o fechamento de vários quarteirões ao redor do edifício e do tapete vermelho.

A 95ª edição da maior premiação de cinema do mundo acontece neste domingo (12), no Teatro Dolby, em Los Angeles, às 21h, horário de Brasília. Às 20h15, o Cine R7 terá nas redes sociais e no R7 uma live especial em que mostra tudo sobre a entrega das estatuetas.

7 filmes que ganharam o Oscar sem merecer

* Estagiário do R7 sob supervisão de Lello Lopes

Últimas