Cinema e Séries Univer Vídeo promove 1ª sessão de cinema acessível para surdos

Univer Vídeo promove 1ª sessão de cinema acessível para surdos

Evento, que exibiu o documentário 'Ouvindo Everett', reuniu cerca de 40 pessoas, entre jovens e adultos que frequentam a Universal

Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento realizado no auditório do Univer Vídeo

Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento realizado no auditório do Univer Vídeo

Demetrio Koch/Divulgação

O Univer Vídeo, streaming de filmes e séries evangélicos, realizou a primeira sessão de cinema gratuita e acessível para surdos. O projeto surgiu em parceria com o grupo EVG Libras da Universal para oferecer atividades culturais para a população com deficiência auditiva.

O evento aconteceu em janeiro, no auditório do Univer Vídeo, em São Paulo. Cerca de 40 pessoas, entre jovens e adultos que frequentam a Universal, compareceram à sessão, na companhia dos respectivos familiares.

"Há algum tempo planejávamos trazer conteúdos acessíveis para surdos para a plataforma. Então, o lançamento do documentário Ouvindo Everett foi uma forma de celebrar essa conquista, pois conseguimos alcançar esse público", informou o Univer Vídeo ao R7 sobre o projeto.

O filme, disponível no catálogo da plataforma de streaming, narra a história da família Everett e da fundação da primeira casa e escola para surdos no México, chamada Rancho Sordo Mudo. 

Um dos convidados da sessão, Douglas Miranda Fogaça, de 29 anos, que é profissional em logística, comentou sobre a experiência inédita.

"Antes de assistir ao filme, fiquei pensando como seria a história e como iria conseguir entender. Quando eu vi que tinha a língua de sinais e que, a cada cena, conseguia entender mais a história, fiquei admirado", declarou Douglas. "Aprendi que, mesmo sendo surdo, sou capaz. Não preciso ter vergonha e sou igual a todo mundo. Posso trabalhar, estudar e ser o que eu quiser ser", completou.

Diante da repercussão positiva do projeto, o Univer Vídeo confirmou que pretende realizar outras sessões como esta no futuro.

Confira as fotos do evento

Últimas