Cinema e Séries 'WandaVision' abriu 'novo mundo', diz designer sobre impacto de série

'WandaVision' abriu 'novo mundo', diz designer sobre impacto de série

Mark Worthington é um dos nomes por trás do hit da Marvel, que traz Elizabeth Olsen e Paul Bettany de volta como Wanda e Visão 

Resumindo a Notícia

  • Designer de produção de 'WandaVision' fala ao R7 sobre a série
  • Mark Worthington reflete sobre os possíveis impactos do programa
  • 'WandaVision' pode abrir novas portas dentro do universo da Marvel
  • O profissional fala sobre os tão temidos spoilers que rondam a série
Elizabeth Olsen e Paul Bettany são os protagonistas da série 'WandaVision'

Elizabeth Olsen e Paul Bettany são os protagonistas da série 'WandaVision'

Divulgação/Marvel Studios

O universo cinematográfico da Marvel conquistou milhões de fãs ao redor do mundo ao longo de mais de 10 anos. A empresa, então, passou a investir pesado em produções para além das salas de cinema. 

Os primeiros personagens a terem um momento exclusivo de brilhar na TV foram Wanda Maximoff, conhecida nos quadrinhos como Feiticeira Escarlate, e o Visão.

Série faz referência a programas do passado

Série faz referência a programas do passado

Divulgação/Marvel Studios

O casal vivido por Elizabeth Olsen e Paul Bettany estrela WandaVision, uma série recheada de mistérios que presta também homenagem a grandes ícones da TV, especialmente as chamadas sitcoms, comédias que costumam ser gravadas com a presença de uma plateia.

Na trama, vemos Wanda e Visão atravessando diferentes décadas em um mundo aparentemente perfeito. O R7 conversou com Mark Worthington, designer de produção de WandaVision, para falar sobre os desafios de representar tantas épocas em um único programa. 

Mark revela como é trabalhar com os tão temidos spoilers e ainda reflete sobre o quanto WandaVision pode impactar futuras produções da Marvel. 

Confira a entrevista com Mark Worthington abaixo. 

Um trabalho grandioso

'WandaVision' traz humor, mistério e visuais dignos de superprodução dos cinemas

'WandaVision' traz humor, mistério e visuais dignos de superprodução dos cinemas

Divulgação/Marvel Studios

Mark Worthington já trabalhou como designer de produção em séries famosas como Ugly Betty, American Horror Story, Scream Queens, Star Trek: Discovery, Watchmen e Por Que as Mulheres Matam.

Mesmo com um currículo desses, ele responde se existe algum tipo de pressão ao começar a trabalhar com uma empresa como a Marvel: "Obviamente, quando você entra no universo da Marvel, existe essa enorme mitologia, dos quadrinhos que são tão vastos, e dos filmes feitos nos últimos mais de 10 anos. Inicialmente, existe uma intimidação do tipo 'Uuu, isso é a Marvel'. É essa grande empresa que faz grandes filmes, grandes séries".

O designer revela que ficou mais aliviado ao perceber que a equipe da Marvel está pronta para dar todo o apoio necessário: "Os produtores executivos e produtores criativos estão realmente envolvidos no processo de desenvolvimento, então são projetos 'feitos a mão'. Imediatamente, você se sente mais tranquilo, porque eles estão lá, comentando de um jeito ótimo, eles entendem do assunto e estão lá para deixar tudo melhor, mas também estão abertos para ideias. Esse processo é único e, de muitas maneiras, acho que é um dos motivos que fazem a Marvel ser tão bem-sucedida".

Várias décadas em apenas uma série

Wanda e Visão recriam casais clássicos de séries de comédia antigas

Wanda e Visão recriam casais clássicos de séries de comédia antigas

Divulgação/Marvel Studios

Criar produções "de época" não é nada fácil, afinal cada detalhe mostrado em tela precisa estar de acordo com o que era visto no período histórico ali representado. Já pensou então adaptar uma década diferente a cada episódio de uma série?

Para Mark, essa característica de WandaVision foi algo que deu trabalho, mas que também foi empolgante: "Eu fico entediado facilmente (risos), então, é isso que eu mais quero. Eu adoro o desafio de fazer essas coisas diferentes. Você viu American Horror Story, foram 5 temporadas [nas quais ele trabalhou] e cada ano era diferente, e eu amei isso. Mas sim, sempre é desafiador porque tem mais coisas para você fazer". 

Em WandaVision, os heróis são mostrados como protagonistas de diversos programas de TV: "Tivemos que fazer uma sitcom dos anos 50, 60, 70 e assim por diante, além de criar a parte do universo Marvel. Uma das razões que aceitei o desafio é que o diretor Matt Shakman é meu amigo, ele é brilhante e eu amo trabalhar com ele. Eu trabalharia em qualquer coisa com o Matt porque ele é bom nesse nível, e é sempre bom trabalhar com amigos".

Me dá um spoiler?

Kathryn Hahn se destaca na série ao viver a misteriosa vizinha Agnes

Kathryn Hahn se destaca na série ao viver a misteriosa vizinha Agnes

Divulgação/Marvel Studios

Quem é fã da Marvel já está acostumado a procurar pistas em cada cena dos filmes, e agora séries, da empresa. Os chamados "easter eggs" ("ovos de páscoa" numa tradução literal) são segredos, mensagens ou referências escondidos e espalhados pelas produções.

Será que é necessário ser mais cuidadoso ao criar os visuais de uma série tão misteriosa como WandaVision, para não revelar nenhuma informação ao público antes da hora? Mark responde: "Eu não diria mais cuidadoso, mas você tem estar prestando atenção em tudo que está acontecendo, além de ser guiado pelas pessoas que conhecem bem do assunto. Foi um processo bem orgânico de desenvolver tudo, e a Marvel te guia. Você também é bem-vindo para dar sua opinião, e tudo é discutido, e entra no programa se for apropriado. É realmente divertido, na verdade". 

Se você é do tipo que ama saber spoilers das produções que vê, não adianta perguntar para Mark. O designer de produção confessa que não revela nada: "Minha filosofia, ainda mais com essa série em particular, porque o legal de WandaVision é que você não tem ideia do que vai acontecer, é que eu não gosto de dar spoilers. Eu acho que o público merece a chance de descobrir as coisas por conta própria, porque essa é a parte divertida".

Mark diz que spoilers podem estragar a experiência de quem assiste: "Eu sei que tem gente que ama spoilers, eles entram na internet, em blogs, eu fiz Star Trek e era a mesma coisa. Para mim, eu não vejo o prazer. Se eu der spoilers, eu estou desrespeitando meu público, por não estar permitindo que vivam as coisas em seu próprio tempo, de seu jeito."

Uma nova realidade?

Teyonah Parris também brilha em cena como a agente Monica Rambeau

Teyonah Parris também brilha em cena como a agente Monica Rambeau

Divulgação/Marvel Studios

Explorando novos gêneros, WandaVision foi visto por muitos fãs e críticos como um experimento da Marvel, que busca alçar novos voos: "Abriu um novo mundo, não é? O que isso diz, mais que tudo, é que a Marvel está interessada em novas coisas e eles estão arriscando em fazer essas coisas", diz Mark sobre o impacto da série.

'WandaVision' inicia nova fase da Marvel

'WandaVision' inicia nova fase da Marvel

Divulgação/Marvel Studios

O designer de produção ainda reflete sobre as influências da série no universo da empresa: "WandaVision vai afetar o futuro de alguma forma? Vamos fazer novas sitcoms? Não faço ideia, mas acho que é mais sobre as histórias, sobre contar as histórias desses personagens, e dessa vez a Marvel tomou a decisão de contar dessa forma, que é bem diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver. Eu acho que ainda é muito Marvel, francamente".

Mark fala sobre novas portas que podem se abrir após WandaVision: "O que é divertido sobre isso é pensar: se podemos fazer isso num contexto da Marvel, o que mais é possível? O estúdio não está apenas aberto a isso, mas está abraçando as ideias e 'tocando' adiante. Eu acho isso realmente incrível. Eu mal posso esperar para ver o que eles vão criar, porque se podemos fazer isso, podemos fazer qualquer coisa, né?".

Para ele, a complexa teia de sucessos da Marvel tem uma fonte: as tramas bem escritas. "Marvel tem efeitos elaborados, mas qualquer filme é sobre histórias e bons personagens. E acontece que eles também fazem efeitos visuais brilhantemente, melhor que qualquer um, mas a razão que faz as pessoas voltarem é que as histórias são envolventes e eles querem ver esses personagens e suas tramas."

O que mais vem por aí?

Rostos conhecidos como o de Kat Dennings, a cientista Darcy, surgem na série

Rostos conhecidos como o de Kat Dennings, a cientista Darcy, surgem na série

Divulgação/Marvel Studios

WandaVision encerra sua primeira temporada nesta sexta-feira (5) e outros personagens conhecidos do público como Falcão, Loki, Soldado Invernal e Gavião Arqueiro também ganharão em breve suas próprias séries. Famosos nos quadrinhos, mas ainda inéditos no cinema e na TV, nomes como Miss Marvel, Mulher-Hulk e Coração de Ferro também devem surgir em produções exclusivas da plataforma de streaming Disney Plus.

Veja abaixo um vídeo de bastidores de WandaVision abaixo, mas cuidado com possíveis spoilers

Últimas