R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Cinema/Notícias

Icone de Cinema Cinema

publicado em 09/12/2010 às 09h00:

Conheça os filmes nacionais mais vistos da história

Tropa de Elite 2 tomou o primeiro lugar de Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976

Do R7

Publicidade

Muita gente não imaginava que Tropa de Elite 2 iria tão longe. Devastado pela pirataria, o antecessor de José Padilha levou apenas 2,5 milhões de pessoas aos cinemas, pois a maioria acabou assistindo em casa mesmo, com uma cópia pirateada. Foram, no total, mais de 5 milhões de DVDs ilegais. Nem capitão Nascimento pôde deter tanto crime.

Tropa 2 é o filme nacional mais visto da história

Veja o álbum de fotos de Tropa 2

O filme, que já pode ser agora considerado o maior fenômeno do cinema nacional de todos os tempos, atingiu nesta terça (7) a marca histórica de 10.736.995 espectadores e ultrapassou os números de Dona Flor e Seus Dois Maridos, filme de Bruno Barreto, de 1976, que levou, na época, 10,73 milhões.

Agora, Tropa 2, que ajudou a fazer de 2010 o ano de maior bilheteria dos filmes nacionais durante a Retomada, lidera a lista. Vale lembrar que considera-se "Retomada" o período por volta de 1995, quando começaram a operar dois mecanismos de incentivo à cultura: a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual.

Na lista dos nacionais mais vistos, não surpreende achar uma produção dos Trapalhões, quarteto de humor da Globo, sucesso nos anos 70 e 80, que sempre atraiu os mais variados públicos, não apenas as crianças. Mas são Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação (1978) os maiores destaques do ranking, pois conseguiram manter por mais de 30 anos os dois primeiros lugares. Com Sônia Braga protagonizando ambas as produções e inspirados em famosas obras da literatura de Jorge Amado e Nelson Rodrigues respectivamente, os dois longas misturaram o gênero da comédia popular com temas bem picantes e atingiram em cheio a massa popular que ia aos cinemas na década de 70.

Ainda na lista, dois outros filmes da Retomada garantem o seu espaço entre os sete mais vistos. Se Eu Fosse Você 2, sucesso de Daniel Filho, de 2009, e 2 Filhos de Francisco, que contou em 2005 a história de vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano, garantem a quarta e a quinta colocações.

Todos os números foram confirmados pelo Filme B, portal sobre o mercado brasileiro de cinema, e foram atualizados nesta quarta-feira (8).

Veja abaixo o infográfico com os filmes nacionais mais vistos da história.


 
Veja Relacionados:  Tropa de Elite, Tropa de Elite 2, Wagner Moura, José Padilha, ranking nacional, filmes nacionais
Tropa de Elite  Tropa de Elite 2  Wagner Moura  José Padilha  ranking nacional  filmes nacionais 
 

Qual seu filme preferido da lista?

 

! Esta enquete está encerrada

  • Tropa de Elite 2. Merece o posto de primeiro lugar dos mais vistos! Todos os outros têm que pedir pra sair.

  • Dona Flor e Seus Dois Maridos. A combinação de Sônia Braga com Jorge Amado não tem como dar errado e o filme representa bem a cultura brasileira.

  • A Dama do Lotação. Nelson Rodrigues sempre soube falar bem ao público brasileiro. E a adaptação de sua história é genial.

  • Se Eu Fosse Você 2. Um dos filmes mais engraçados de todos os tempos, com um show de atuação de Tony Ramos e Glória Pires.

  • O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão. Sou fã do quarteto liderado por Didi e todos os seus filmes marcaram uma época inesquecível.

  • Lúcio Flávio. Hector Babenco prova nesse filme que é um de nossos principais cineastas.

  • 2 Filhos de Francisco. A história real de Zezé e Luciano é tão boa e o filme emocionou tanto o público que é impossível não votar nele.

 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping