R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Cinema/Notícias

Icone de Cinema Cinema

publicado em 14/10/2011 às 13h57:

Morre Leon Cakoff, criador da Mostra de SP

Crítico tinha 63 anos e desde dezembro do ano passado sofria de câncer

Do R7

Publicidade

O crítico Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo morreu nesta sexta-feira (14), às 13h, por conta de complicações decorrentes de um melanoma - câncer que atinge o tecido epitelial. Ele estava internado há duas semanas no hospital São José, na capital paulista.

Cakoff tinha 63 anos e desde dezembro de 2010 lutava contra o câncer. O velório será realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, a partir das 17h desta sexta, até as 12h deste sábado (15). De lá, o corpo do crítico seguirá para o Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, onde será cremado.

Leon Chadarevian nasceu em Alepo, na Síria, em 25 de junho de 1948, e veio para o Brasil com a família aos oito anos de idade. Por problemas com o regime militar, adotou o pseudônimo Cakoff.

Conhecido por ser um dos maiores nomes da resistência cultural no Brasil durante a ditadura, Cakoff criou a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em 1977, para comemorar os 30 anos do Masp (Museu de Artes de São Paulo).

O crítico foi casado por 22 anos com Renata de Almeida, que dirige a Mostra de SP a seu lado desde sua 13ª edição, em 1989. Ao longo dos 35 anos do festival, Cakoff introduziu no Brasil o cinema de grandes autores de diversos países do mundo.

Entre os cineastas que já passaram pela Mostra de SP estão Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Dennis Hopper, Wim Wenders, Manoel de Oliveira, o cineasta mais velho em atividade, o iraniano Abbas Kiarostami, o israelense Amos Gitai, o sérvio Emir Kusturica, o finlandês Aki Kaurismaki e o iraniano Jafar Pahahi, que atualmente é mantido em prisão domiciliar pelo governo do Irã.

Neste ano, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chega à sua 35º edição e acontecerá entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro.

Abaixo, assista matéria da Record News sobre Cakoff:

 
Veja Relacionados:  leon cakoff
leon cakoff 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping