R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Cinema/Notícias

Icone de Cinema Cinema

publicado em 08/01/2010 às 13h41:

Nelson Hoineff compensa com Caro Francis

O filme chega perto de pintar um retrato completo desse homem difícil

Rubens Ewald Filho, do R7

 

Não gostei do documentário anterior do crítico e realizador de documentários Nelson Hoineff, o fracasso Alô, Alô, Terezinha!, que, em vez de ser biografia de Chacrinha, perdeu-se na vida privada das chacretes. Mas ele compensa com este contemporâneo, que faz o resgate da vida e obra do jornalista e comentarista Paulo Francis (1930-97). O que, no Brasil, é sempre oportuno porque, como se sabe, quem morre fica imediatamente esquecido. Vira ‘Paulo quem?’

Agora com esse filme, o risco diminuiu. Contando com grande quantidade de depoimentos de amigos e colegas, além da ajuda em especial de todo o pessoal do programa Manhattan Connection, o filme chega perto de pintar um retrato bastante completo desse homem difícil, porém afável, briguento, porém doce. Francis tinha um conhecimento enciclopédico dos assuntos que gostava, como cinema, teatro (do qual foi crítico e viveu uma polêmica famosa), política internacional, literatura, em particular a norte-americana, filosofia e o simples e indispensável prazer do bate-papo.

Um parêntese: eu conheci Paulo Francis, trabalhei com ele algumas vezes e sempre tive a melhor das relações. Ele estranhava quando eu acertava mais do que ele os possíveis vencedores do Oscar, mas nem por isso houve problemas.

No Rio ou em Nova York, os poucos contatos só confirmaram a imagem que o filme passa. Francis era uma pessoa com defeitos, que, por vezes, era falastrão, mas inteligente, divertido com frequência brilhante. Utilizando muito material de arquivo, sem perder o humor ou a objetividade, Caro Francis é muito legal e muito bem recebido.

Leia este post e outros de Rubens Ewald Filho aqui.

 
Veja Relacionados:  Caro Francis, Nelson Hoineff
Caro Francis  Nelson Hoineff 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping