Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Designer tcheco faz "almofadas Zelenskiy" para ajudar a Ucrânia

UCRANIA-CRISE-TRAVESSEIROS:Designer tcheco faz "almofadas Zelenskiy" para ajudar a Ucrânia

|

PRAGA (Reuters) - Um designer tcheco criou uma nova maneira de arrecadar dinheiro para os ucranianos que sofrem com a guerra: fazer almofadas com o retrato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, que ele diz ter se tornado símbolo para alguns.

Zelenskiy, com rosto cansado e barba por fazer, mas desafiador e usando camiseta verde, sua marca registrada, tornou-se o rosto da resistência da Ucrânia à invasão da Rússia, reunindo seus compatriotas em transmissões diárias nas mídias sociais.

"Muitas pessoas, principalmente mulheres, o veem como uma espécie de símbolo sexual, então tive a ideia de fazer uma almofada que parecesse que ele está na cama", disse o designer Tomas Brinek à Reuters.

Brinek, que administra um canal satírico no Instagram chamado TMBK com mais de 540.000 seguidores e que geralmente zomba de políticos, disse que sua edição limitada de almofadas feitas à mão atraiu mais de 2.000 pedidos e arrecadou cerca de 18.900 dólares para uma instituição que ajuda ucranianos afetados pela guerra.

Publicidade

"A ideia era realmente uma brincadeira, mas há esse lado sério de que os lucros podem fazer algum bem para a Ucrânia", disse Brinek, acrescentando que agora planeja fazer outro lote por causa do forte interesse.

A República Tcheca enviou dezenas de milhões de dólares em ajuda para a Ucrânia e até agora recebeu cerca de 270.000 refugiados do país, a maioria mulheres e crianças, fugindo da guerra.

(Reportagem de Robert Muller)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.