O príncipe Harry e o príncipe William durante cerimônia de inauguração nesta quinta-feira (1º)
Dominic Lipinski/Pool via REUTERSO príncipe Harry e o príncipe William deixaram de lado suas diferenças para participar, nesta quinta-feira (1º), no jardim do Palácio de Kensington, em Londres, da inauguração de uma estátua em homenagem ao aniversário de 60 anos da mãe, a princesa Diana, que morreu em um acidente de carro na França, em 1997.
Entenda as polêmicas envolvendo o príncipe Harry e a família real
"Todos os dias, desejamos que ela ainda esteja conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado", escreveram os irmãos em um comunicado conjunto.
William e Harry revelaram juntos a estátua em homenagem à mãe, a princesa Diana
Dominic Lipinski/Pool via REUTERSA obra de arte foi inspirada no cartão de Natal oficial de Diana de 1993, o primeiro produzido sem o príncipe Charles. A estátua é uma referência ao trabalho como embaixadora de causas humanitárias realizado por Lady Di.
O evento originalmente foi planejado para ser uma grande celebração, mas foi transformado em uma reunião privada. O motivo da redução da cerimônia teria sido os recentes atritos entre os irmãos e o pedido de Harry para limitar a presença de jornalistas.
Irmão apareceram descontraídos em cerimônia apesar dos recentes atritos entre os dois
Dominic Lipinski/Pool via REUTERSOs dois foram flagrados por fotógrafos tendo uma conversa descontraída enquanto caminhavam em direção ao ponto do jardim onde a estátua ficará exposta e, juntos, puxaram um grande pano verde para revelar a obra.
Segundo a imprensa britânica, Harry chegou apenas 15 minutos antes do horário marcado e deixou o Palácio de Kensington após apenas 90 minutos.
A relação entre os membros da família real britânica foi abalada com a decisão de Harry de abrir mão dos compromissos reais e de se mudar para os Estados Unidos com a esposa, Meghan Markle, em 2020. No início deste ano, o casal confirmou ainda que renunciariam aos títulos oficiais.
Família real britânica 'não é racista', afirma o príncipe William
Outro episódio que abalou a monarquia britânica foi a entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em março deste ano, quando Harry e Meghan revelaram comentários racistas feitos por um membro da família real contra o filho Archie.