Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após reclamação de Anitta, Google muda significado de 'patroa'

Empresa acionou dicionário Oxford Languages, que trocou a definição da palavra para "proprietária ou chefe de um estabelecimento"

Famosos e TV|Do R7

Anitta reclamou de significado de 'patroa' e deu certo
Anitta reclamou de significado de 'patroa' e deu certo Anitta reclamou de significado de 'patroa' e deu certo

Depois de Anitta reclamar, o Google mudou o significado da palavra 'patroa' na ferramenta de busca.

Antes, quando alguém pesquisava pelo termo, era exibido o resultado "mulher do patrão" ou "dona de casa", enquanto "patrão" era definido como "aquele que é proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados".

A cantora ficou inconformada com as diferenças nas definições e gravou um vídeo questionando-as, o que fez o Google acionar o dicionário Oxford Languages — que, segundo a empresa, é responsável pelos significados das palavras. E deu certo.

Agora, quem procura 'patroa' na ferramenta de busca encontra significado similar à palavra no masculino:

Publicidade

"1. proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora.

2. a chefe de uma repartição pública"

Publicidade

Quando toda a polêmica aconteceu, o Google foi bastante criticado por internautas que concordaram com Anitta. A empresa, então, divulgou uma nota para se posicionar sobre o assunto. Veja:

"Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages. Embora não tenhamos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando para garantir que todas as informações sejam apropriadas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.