Famosos e TV Catedral de Notre-Dame serviu de cenário para livros e filmes

Catedral de Notre-Dame serviu de cenário para livros e filmes

Um dos pontos turísticos mais visitados de Paris, atingido por um incêndio, foi destaque no clássico 'Corcunda de Notre-Dame'

  • Famosos e TV | Do R7

Filme narra história de Quasimodo, sineiro da catedral

Filme narra história de Quasimodo, sineiro da catedral

Reprodução

A Catedral de Notre-Dame, que foi atingida por um incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira (15), é conhecida não só por ser um dos principais pontos turísticos de Paris e, consequentemente, um dos locais mais visitados do mundo.

A igreja também é famosa no universo pop, pois já serviu de cenário para grandes produções do cinema, além de ser destaque na literatura.

O clássico da Disney, o Corcunda de Notre-Dame (1996), inspirado no livro homônimo do autor Victor Hugo — publicado em 1831 —, tem a catedral como centro da história e talvez seja a adaptação mais famosa. O filme retrata a vida de Quasimodo, um sineiro corcunda que vive recluso na catedral com medo de não ser aceito na sociedade por conta da aparência.

Vale lembrar que na época em que a obra de Victor Hugo foi lançada o objetivo do autor era reforçar a necessidade de preservar a catedral. O livro foi publicado inicialmente com o título Notre-Dame de Paris, 1482.

Obra de Victor ganhou versões

Obra de Victor ganhou versões

Reprodução

A Disney anunciou no início deste ano que pretende fazer um live-action de Corcunda de Notre-Dame, ainda sem data prevista para estrear.

A história de Quasimodo foi retratada em outras diversas adaptações para o cinema e televisão. Em 1923, por exemplo, foi lançada a primeira versão cinematográfica da obra, estrelada por Lon Chaney. Em 1939, o filme norte-americano dirigido por William Dieterle fez muito sucesso na época por conta da brilhante atuação de Charles Laughton. 

Notre-Dame de Paris é mais uma adaptação do livro de Victor Hugo. É um filme mudo francês de 1911, dirigido por Albert Capellani e estrelado por Henry Krauss e Stacia Napierkowska.

Em 1999, o diretor Patrick Timsit foi o responsável por Quasimodo d'El Paris, uma comédia francesa baseada na obra original.

A catedral de Notre-Dame ainda teve destaque nas telonas no longa Meia Noite em Paris, que se passa na Cidade Luz. 

Últimas