Famosos e TV 'Gênesis' completa um mês no ar com sucesso de público e crítica

'Gênesis' completa um mês no ar com sucesso de público e crítica

Superprodução da Record TV, que estreou em 19 de janeiro, já entrou para a história da teledramaturgia em apenas 30 dias

Abraão (Zécarlos Machado) vive o conflito de ter que dar continuidade à descendência do pai

Abraão (Zécarlos Machado) vive o conflito de ter que dar continuidade à descendência do pai

Divulgação/Record TV

A superprodução Gênesis completa o primeiro mês no ar, nesta sexta-feira (19), com sucesso de audiência e repercussão nas redes sociais. A trama bíblica, escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro e com direção-geral de Edgard Miranda, consolidou a vice-liderança e já entrou para a história da teledramaturgia da Record TV. De acordo com dados prévios, de 19 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, a novela registrou 14,3 pontos de média e 20,4% de share —mais que o dobro da emissora terceira colocada. 

Com cenas gravadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e no Marrocos, a produção inovadora narra a origem de toda a humanidade baseada na Bíblia. A história está dividida em sete fases ao todo: Jardim do Éden, Arca de Noé, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Jornada de Abraão, Jacó e José do Egito. Nesta semana, o folhetim, que já está na quarta fase, viveu um dos momentos mais importantes: o nascimento de Abrão — que seria considerado o "pai de muitas nações".

Estreia aclamada

Superprodução  emocionou público ao exibir a criação do mundo e de Adão e Eva

Superprodução emocionou público ao exibir a criação do mundo e de Adão e Eva

Divulgação/Record TV

Logo na estreia a trama mostrou a que veio. De acordo com informações do colunista de TV Flavio Ricco, do R7, o primeiro capítulo alcançou índices expressivos nas mais diversas praças de medição de audiência no Brasil. No PNT (Painel Nacional de Televisão), a produção marcou 15 pontos de média, contra apenas 5,7 da terceira colocada. Foi a melhor estreia de novela bíblica desde A Terra Prometida, que foi ao ar entre os anos de 2015 e 2017. 

Aguardada por milhares de telespectadores, a apresentação da superprodução foi elogiada por internautas no Twitter. A novela dirigida por Edgard Miranda recebeu centenas de comentários enaltecendo a trama do início ao fim do primeiro episódio. Gênesis apresentou inicialmente a história de Lúcifer e como ele foi expulso do céu.

Com ares de produção cinematográfica, a narrativa emocionou ao exibir a criação do mundo e de Adão e Eva. As sensações de dor e alegria experimentadas pelos primeiros habitantes da Terra também mereceram destaque. O ponto alto ficou por conta do alerta feito por Deus a Adão a Eva sobre a Árvore do Bem e do Mal e, ainda, quando os dois acabam desobedecendo ao Pai e provando do fruto proibido.

Conquista de novos públicos

Ninrode (Pablo Morais) se torna poderoso na Terra e almeja engrandecer o próprio nome

Ninrode (Pablo Morais) se torna poderoso na Terra e almeja engrandecer o próprio nome

Divulgação/Record TV

Gênesis também conseguiu conquistar e cativar novos públicos ao longo do primeiro mês de exibição. Já no primeiro capítulo, a novela garantiu a segunda posição absoluta em São Paulo e bateu recorde. Além disso, superou o principal telejornal da concorrente em Goiânia e Salvador. 

"Em contrapartida, a TV Globo viu os seus números de audiência caírem. Na noite do dia 21 de janeiro, no primeiro confronto com Gênesis, Jornal Nacional e A Força do Poder registraram uma queda de 3,3 pontos, em comparação as duas quintas-feiras anteriores (as primeiras do ano). A Globo também teve queda na porcentagem de share (número correspondente às TVs ligadas). Em São Paulo, a novela caiu de 45% para 39,4%", analisou Flavio Ricco. 

Vista por quase 70 milhões de pessoas no Brasil

A novela da Record TV vai ao ar de segunda a sexta-feira; aos sábados apresenta os melhores momentos

A novela da Record TV vai ao ar de segunda a sexta-feira; aos sábados apresenta os melhores momentos

Divulgação/Record TV

A superprodução assegurou a vice-liderança absoluta no Mercado Nacional nos primeiros 14 capítulos (até 5 de fevereiro, portanto) e contabilizou, como na Grande São Paulo, um grande número de telespectadores.

No Mercado Nacional, a trama, escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, já foi assistida, pelo menos um minuto, por 69 milhões e 964 mil telespectadores na projeção de cobertura da Record TV em todo o Brasil, o equivalente a 35 milhões e 101 mil casas no país.

Últimas