Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre aos 87 anos no Rio

Martha morreu em decorrência de de um infarto do miocárdio, com parada respiratória, disse um amigo

Martha Rocha, em entrevista concedida em 1993

Martha Rocha, em entrevista concedida em 1993

Frederico Rozário/Folhapress 17.06.1993

A primeira Miss Brasil, Martha Rocha, morreu neste sábado (4), aos 87 anos, em Niterói, (RJ).

Segundo Álvaro Piano, um dos três filhos de Martha Rocha, a ex-miss morreu na Casa de Repouso Carol Caminha, onde morava há um ano e meio.

O corpo foi enterrado neste domingo (5) no Cemitério Santíssimo Sacramento, em Niterói.

Martha sofria de efisema pulmonar. Ela caminhava com dificuldades há 4 anos porque teve osteoporose. Os últimos dois anos foram os mais sofridos, porque ela dependida de aparelho de oxigênio para dormir, não andava mais e começou a perder a audição.

Ela também sofria de insuficiência respiratória e morreu após sofrer um infarto. 

Um amigo de Martha Rocha foi o primeiro a dar a notícia em uma rede social. "Embora tenha sido socorrida por um médico e encaminhada de ambulância para um hospital, não chegou à tempo", disse.

Maria Martha Hacker Rocha, Martha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954. O concurso aconteceu no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Martha Rocha foi a primeira Miss Brasil em 1954

Martha Rocha foi a primeira Miss Brasil em 1954

Arquivo Nacional

Em julho daquele mesmo ano, logo depois de chegar aos Estados Unidos, Martha tornou-se a favorita nas casas de apostas para vencer o Miss Universo. No entanto, ficou em 2º lugar, perdendo para a americana Miriam Stevenson.

Considerada por muitos anos a mulher mais bonita do Brasil, Martha foi Miss Bahia e teve três filhos, Álvaro e Carlos, com Álvaro Piano, que a deixou viúva antes dos 23 anos, e Claudia, da união com Ronaldo Xavier de Lima.

Veja imagens que marcaram a trajetória de Martha Rocha