Famosos e TV Melvin Van Peebles, ícone do cinema negro, morre aos 89 anos

Melvin Van Peebles, ícone do cinema negro, morre aos 89 anos

Cineasta ficou conhecido por Sweet Sweetback's Baadassss Song, um dos filmes mais influentes do início da década de 1970

Van Peebles estava com 89 anos

Van Peebles estava com 89 anos

Reprodução/Instagram

Melvin Van Peebles, ícone do cinema negro, morreu na última terça-feira (21), aos 89 anos, em Manhattan, nos Estados Unidos. A notícia foi dada pelo site norte-americano ABC News. Familiares do cineasta, músico e dramaturgo falaram à publicação. 

"Papai sabia que as imagens negras importam. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, quanto valeu um filme? Queremos ser o sucesso que vemos, por isso precisamos nos ver livres. A verdadeira libertação não significava imitar a mentalidade do colonizador. Isso significava apreciar o poder, a beleza e a interconectividade de todas as pessoas", disse o filho Mario Van Peebles. 

Chamado de "padrinho do cinema negro moderno", o multitalentoso Van Peebles escreveu inúmeros livros e peças de teatro, e gravou vários álbuns - tocando vários instrumentos e entregando letras estilo rap. 

No entanto, Melvin tornou-se mais conhecido por Sweet Sweetback's Baadassss Song, um dos filmes mais influentes do início da década de 1970. O longa de baixo orçamento, escrito, produzido, dirigido e estrelado por ele, arrecadou mais de US$ 10 milhões. Número que, para uma produção  independente, registrou a maior bilheteria da história na época.

A causa da morte não doi divulgada.

Últimas