Famosos e TV 'Não sei se terei carreira depois disso', discursa ator em protesto

'Não sei se terei carreira depois disso', discursa ator em protesto

John Boyega, de 'Star Wars', compareceu às manifestações contra o racismo em Londres, na Inglaterra, e destacou a importância de vidas negras

  • Famosos e TV | Gabriela Piva, do R7*

John Boyega faz discurso contra racismo

John Boyega faz discurso contra racismo

FACUNDO ARRIZABALAGA/EFE/EPA - 3.6.2020

John Boyega, ator de Star Wars, compareceu na quarta-feira (2), às manifestações em Londres, na Inglaterra, contra o racismo. Ele fez um discurso que viralizou nas redes sociais.

Antes de começar a falar, o artista chorou e recebeu apoio da comunidade. Ele destacou que, após fazer as colocações, não saberia se "[ainda teria oportunidade] para continuar na carreira de ator".

Emocionado, Boyega dava continuidade as suas posições. "Vidas negras importam. Vidas negras sempre importaram. Sempre fomos importantes. Sempre significamos algo. Sempre sucedemos bem. E agora é a hora!", começou o discurso. 

"Toda pessoa negra entende e percebe a primeira vez de que você é lembrado por um branco que você é negro", a fala foi acompanhada por gritos de apoio a Boyega.

A escritora Djamila Ribeiro, em seu livro Pequeno Manual Antirracista, também comenta sobre as acusações que pessoas brancas fazem para negros e friza que, um dos passos para ser antirracista é "enxergando a negritude".

A escritora conta sobre o tópico que, na escola, recebia xingamentos discriminatórios, diminuindo sua autoestima e tornado-a cabisbaixa. "Fui forçada a entender o que era racismo e a querer me adaptar para passar despercebida", conta antes de lembrar da pesquisadora Joice Berth. "Não me descobri negra, fui acusada de sê-la".

Assista:

Ele também contou que a presença de todos no protesto é "a presença física de George Floyd" e disse que "é importante manter o controle da manifestação porque querem que eles sejam desorganizados e arruinem o ato".

Boyege falou que é importante para os homens cuidarem das mulheres negras, pois "elas são o futuro". 

Vídeo se tornou viral

O discurso granhou grande repercussão nas redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nesta quinta-feira (3). 

Muitos fãs apoiaram Boyega e diziam que tinham orgulho em serem fãs dele. Outros, inclusive, lembraram do papel dele em Star Wars.

Um youtuber britânico, inclusive, Harris "Harry" Brewis, disse que irá contratar o ator "assim que ele responder aos seus e-mails".

*Estagiária do R7, sob supervisão de Camila Juliotti

Protestos e homenagens a George Floyd ocorrem em vários países

Últimas