Protagonista de A Terra Prometida, Sidney Sampaio confessa: “É o melhor papel da minha vida”
Ator está empolgado para contar a história de Josué na nova novela da Record
Famosos e TV|Juliana Moraes, do R7
Sidney Sampaio é o protagonista da nova novela da Record, A Terra Prometida. Escrita por Renato Modesto e com direção de Alexandre Avancini, a trama estreia na próxima terça-feira (5), às 20h30. O intérprete de Josué falou com o R7 sobre a importância do personagem em sua carreira.
— Sem dúvida nenhuma, é o melhor papel da minha vida, o mais importante da minha carreira. Estou buscando alternativas diferentes de composição. Estou tentando deixar o visual aqui pertinho de mim a maior parte do tempo para conviver 24 horas com ele [Josué]. Essa caracterização me ajuda a dar verdade para todos os elementos que compõem esse grande general.
Ainda de acordo com o ator, a expectativa em contar a história de Josué é grande, visto que o sucesso da novela Os Dez Mandamentos foi muito grande.
— É um grande presente ganhar um personagem como esse. Principalmente, depois de um fenômeno como foi Os Dez Mandamentos, um marco na teledramaturgia brasileira. A responsabilidade de continuar contando essa história, num momento em que o público já foi cativado, gera uma grande expectativa. Mas me sinto muito acarinhado, presenteado, honrado e farei o meu melhor para contar essa história, que é lindíssima, que vai continuar resgatando muitos valores de determinação, de crença, de esperança, de foco, de realização de objetivo. É importante para o público nesse momento.
O protagonista de A Terra Prometida preferiu deixar os cabelos e a barba crescerem em vez de recorrer a perucas e artifícios fakes para compor o personagem.
— Acabei acostumando com o visual. Adotei porque incomoda mais ainda aquilo que não é meu. Implantar uma barba todo dia é um processo muito desgastante, assim como colocar e tirar peruca. Eu odeio. Até mesmo por uma questão de tempo, de produção, de preparo. É um volume intenso de cenas e a gente corre contra o tempo. Então, adotar o visual me facilita e me ajuda a manter o personagem por perto.
E o clima nos bastidores, segundo Sindey, não poderia estar melhor. Os atores se divertem gravando cenas de luta e também nas de montaria.
— A gente se diverte muito nas gravações. Se as meninas estão se divertindo, imagina os meninos com as espadas, cavalos e batalhas. É uma grande realização poder brincar com tudo isso em proporções reais. A gente gosta muito de fazer, faz muito feliz. Tenho certeza de que toda essa energia vai ser transferida para a tela e o telespectador vai se divertir com a gente.
Sidney interpretou Josué na novela Os Dez Mandamentos e encara o desafio de levar o personagem para A Terra Prometida. Agora, Josué — que tem a missão de proteger e de guiar o povo hebreu — é o personagem central da trama e sua história vai ser contada do início ao fim. De acordo com o ator, fazer duas novelas distintas com o mesmo personagem exigiu mais recursos em cena.
— Nenhum papel é fácil quando a gente tem um trabalho que está se dedicando. Mas, nesse caso, é mais difícil porque quando você está em uma continuidade, já mostrou alguns recursos para o público. E o público, ainda bem, é exigente e quer informações novas. Tem um grande desafio e é um trabalho que está sendo um grande divisor de águas na minha carreira e vai me deixar como legado uma grande evolução profissional, justamente pela exigência e pela dificuldade que é contar sobre esse personagem do início ao fim. O Josué tem uma pureza muito grande. O que transforma ele em um general é a vida. Ele não nasceu sendo esse lutador, ele se fez. A vida modelou esse homem. É legal para um ator poder fazer todas essas etapas. É um momento muito especial, para mim, poder contar toda essa história.
O ator está ciente de que a novela pode impulsionar sua carreira para o exterior, mas ele mantém os pés no chão.
— Eu, nesse momento, não penso em carreira internacional. Não que eu não deseje, mas procuro viver um dia de cada vez. Acho que, por hora, a gente tem um grande público no Brasil. Sei que Os Dez Mandamentos já está um fenômeno mundo afora, o que me deixa muito feliz. Saber que a gente é bem-recebido quando viaja me encanta. Por ora, minha preocupação é contar uma boa história, é realizar essa novela da melhor forma possível. Mas tenho certeza de que isso vai me dar frutos, sim. Só que ainda não estou pensando neles, estou pensando em plantar.
A Terra Prometida, assim como Os Dez Mandamentos, vai virar filme. Sidney declarou que está preparado para levar Josué para outros formatos além da televisão.
— Estou aberto, gosto de trabalhar, levaria o Josué para outros lugares. Desde que o trabalho me encante, me movimente. Não me importa se é teatro, novela, cinema, musical. Seja lá o que for. Desde que seja digno, honesto, verdadeiro e bem realizado, estou ali de peito aberto.
Leia também:
Após sucesso de novela, Sidney Sampaio se prepara para viver o novo herói da Record: “Muito feliz”
A Terra Prometida é a nova superprodução da Rede Record com investimento de R$ 650 mil por capítulo
Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser
Confira fotos do elenco no lançamento de A Terra Prometida: