Games Indústria de games na China tem 1ª queda de receita em 14 anos

Indústria de games na China tem 1ª queda de receita em 14 anos

Número de jogadores no país também sofreu uma pequena queda nos últimos meses

Reuters
Fantasy Westward Journey, um dos muitos games produzidos na China

Fantasy Westward Journey, um dos muitos games produzidos na China

Divulgação

A receita do setor de videogames da China caiu no primeiro semestre pela primeira vez desde que os dados foram disponibilizados há 14 anos. O maior mercado no setor do mundo tem sido fortemente impactado por intensa atividade de regulação pelo governo.

A receita combinada do setor caiu 1,8%, para 147,7 bilhões de iuans (US$ 21,8 bilhões) nos seis meses encerrados em junho, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira (21) pela China Audio-Video and Digital Publishing Association, um grupo da indústria apoiado pelo Estado.

Os números marcam a primeira queda desde que os dados começaram a ser publicados em 2008 e refletem como a enorme indústria de videogames da China, antes marcada por um crescimento desenfreado, foi fortemente atingida por esforços do governo chinês para reforçar a supervisão sobre o setor, inclusive reduzindo o número de concessões de licenças para novos games e limitando o tempo de uso de telas por adolescentes.

O relatório também mostra que o número de jogadores em todo o país caiu pela primeira vez, para 665,69 milhões ante 666,57 milhões relatados em dezembro.

A receita doméstica das empresas chinesas de games caiu 4,25%, para 124,5 bilhões de iuans. Com regulamentações pesadas em casa, as empresas estão se voltando para os mercados estrangeiros em busca de crescimento, onde a receita aumentou 6,16%, para quase US$ 9 bilhões.

A China congelou aprovações para novos videogames por quase nove meses antes de retomá-las em abril. Entretanto, gigante da indústria, incluindo Tencent e NetEase ainda não receberam licenças para novos títulos serem lançados no mercado.

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